terça-feira, 27 de setembro de 2011

Filhos do rei D. Duarte de Portugal e o seu bastardo

Filhos do rei D. Duarte de Portugal e o seu bastardo

D. Duarte nasceu em Viseu a 31 de Outubro de 1391 e morreu em Tomar a 9 de Setembro de 1438, filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre. Cognominado o Eloquente, foi desde cedo preparado para reinar. Casou em 1428 com D. Leonor de Aragão.


O Infante D. João, que nasceu em Lisboa em Outubro de 1429, morreu de tenra idade.

A Infanta D. Filipa, nasceu em Santarém a 27 de Novembro de 1430 e morreu a 24 de março de 1439 por conta da peste.

O Príncipe D. Afonso, desgraçadamente, seria a sucessor.

A Infanta D. Maria nasceu a 7 de Dezembro de 1432 no Sardoal, mas não passou das 24h de vida.

O Infante D. fernando, nasceu em Almeirim a 17 de Novembro de 1433 e no ano de 1438 foi jurado príncipe sucessor do Reino. Era Duque de Viseu, Condestável do Reino, Senhor de Beja e de muitas outras terras. Casou nas Alcáçovas com a Infanta D. Brites, filha de seu tio, o Infante D. João, no ano de 1447. Como o infante era de elevados espíritos, saiu do Reino às escondidas e foi ter a Ceuta com a ideia de ser ali Fronteiro; porém o seu irmão, el rei D. Afonso, obrigou-o a voltar, tendo-se, no entanto, servido do seu valor nas jornadas de África. Morreu em Setúbal a 18 de Setembro de 1470 e jaz morto no Mosteiro da Conceição de beja, que a Infanta sua mulher fundara. Desta Real união - era primos - nasceram D. João, D. Diogo, D. Duarte, o futuro rei D. Manuel, a rainha D. Leonor, a Duquesa D. Isabel; por via deste Régio casamento comunicou-se também o sangue dos Duques de Bragança com quase todos os principais soberanos da Europa.

A Infanta D. Leonor nasceu em Torres vedras a 18 de Setembro de 1434. Casou com o Imperador Federico III, no ano de 1451 e, a 16 de Março de 1452 o Papa Nicolau V recebeu-a em Roma e coroou-a Imperatriz a 19 do mesmo mês; indo para a Alemanha, foi coroada Rainha da Hungria e Boémia. Foi esta Princesa muito formosa e respeitada. Morreu em Neustadt a 3 de Setembro de 1467. Jaz no Mosteiro de Cister da mesma cidade.

O Infante D. Duarte nasceu em Alenquer a 12 de Junho de 1435 e morreu de tenra idade.

A Infanta D. Catarina nasceu a 25 de Novembro de 1436. esteve para casar com Carlos, Príncipe de navarra e com o rei Eduardo IV de Inglaterra, mas nem com um nem com o outro. Era uma Princesa dotada para as Letras e chegou a traduzir para Português o livro da perfeição dos Monges, composto em latim por S. Lourenço Justiniano. Morreu no Mosteiro de Santa Clara em lisboa a 17 de Junho de 1463. Jaz no Convento de Santo Elói desta cidade.

A infanta D. Joana nasceu no fim de Março de 1429 na quinta do Monte do Olivete em Almada, onde se matou uma galinha. Casou com Henrique IV de Castela a 21 de maio de 1433. Como era muito bela, alegre e esperta, logo a espanholada começou a caluniá-la. Teve apenas uma filha, que foi a Princesa D. Joana, jurada herdeira de Catelas, a quem a fortuna lhe usurpou o trono. Morreu a Rainha D. Joana em madrid a 13 de Junho de 1475, rezando a Santo António. Foi sepultada no Mosteiro de S. Francisco da mesma vila, cuja sepultura está hoje desfeita.


Bastardos de D. Duarte

Se se reparar bem, D. Duarte não deu descanso a D. Leonor, que quase esteve sempre grávida. E não podia faltar, mesmo a D. Duarte, o seu bastardo.

D. João Manuel, nascido de D. Joana manuel, Dama da Rainha Dona Leonor. Foi criado em casa de D. Nuno Álvares Pereira e aos catorze anos tomou o hábito da Religião do Carmo em Lisboa e aqui foi Prior e Provincial e, em merecimento das suas virtudes, foi elevado à dignidade de Bispo de Ceuta, depois Bispo da Guarda (onde padeceu muito de frieiras). El Rei D. Afonso V, seu irmão, o fez também seu Capelão Mor e se aconselhou com ele, o que pouco deve ter servido. Morreu em Lisboa e jaz no Convento do Carmo na Casa do Capítulo Velho.
As más línguas dizem que deste senhor bispo bastardo de D. Duarte procedem os Condes da Atalaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário