História das Ordens Religiosas em Portugal - Dominicanos
Na hierarquia das Ordens Mendicantes, tem esta preclarissima Ordem o primeiro lugar, como declarou a Santidade de S. Pio V, na Bula de 27 de Agosto de 1566 e é chamada Ordem dos Pregadores, por assim o profetizar o Venerável Abade Joaquim, quando disse: Consurget in Ecclesia Dei novus Ordo docentium, verificando-se mais com a revelação que o Fundador S. Domingos teve, quando os Bem-aventurados Apóstolos S. Pedro e S. Paulo lhe disseram: Vade & prœdica; nam ad bujusmodi nunus obeundum a Deo electus es.
Em Portugal entrou pelos anos de 1217 e a estabeleceu o Venerável Dom Frei Soeiro Gomes Português, a quem o glorioso S. Domingos havia encarregado e mais a três companheiros a Missão Evangélica de Hespanha. Depois que este famoso Pregador semeou o grão da palavra Divina por Catalunha, Barcelona, Saragoça e outras terras de Castela, alargando mais sua jornada, passou a Portugal a tempo, que o achou interdito por causa das grandes dissensões entre EIRey D. Afonso II e as Santas Infantas Dona Teresa Sancha e Branca, suas irmãs.
Achava-se somente desassombrada de excomunhões a Vila de Alenquer e foi esta a primeira povoação do Reino que teve a dita de ouvir explicar a Doutrina Evangélica da boca deste novo Missionário. Divulgou-se a fama da sua virtude e da eficácia de sua persuasão, da qual, agradada a Santa Infante Dona Sancha, fez com que aquele Varão Apostólico fundasse ali Convento da sua Ordem, o qual logo se pôs em execução. Daqui emanaram as outras Sagradas fabricas da virtude que se foram espalhando pelo Reino, as quais se governaram subordinadas à Província de Castela até ao ano de 1392, em que se desmembraram e fizeram Província à parte.
A Ordem Dominicana em Portugal consta dos seguintes Conventos:
Sem comentários:
Enviar um comentário