História de Garvão, Ourique e imagem de 1860 do antigo brasão
A VILA DE GARVÃO
É esta uma vila pequena, mas muito antiga. A sua origem é duvidosa, atribuindo-a alguns autores aos moiros e outros aos cavaleiros de Santiago, logo no principio da monarquia. Os primeiros aduzem, como argumento, o seu nome de Garvão, que dizem ser de procedência arabica. Os segundos fundam a sua opinião na circunstancia de lhe ter sido dado o seu primeiro foral de vila pelo mestre de Santiago, D. Paio Peres Correia, no meado do século XIII. É porém indubitável, que na infância da monarquia, já era povoação importante, pois gozava da prerogativa de enviar procuradores ás cortes, os quais tinham assento no banco décimo quarto.
El rei D. Manuel reformou lhe o foral, em 10 de Julho de 1512, dando-lhe novos e maiores privilégios, talvez por se achar decadente. Outrora contou muitos mais moradores do que os que ao presente tem, que não chegam a novecentos.
Está situada na província do Alentejo, a duas léguas para oeste da vila de Ourique e junto á estrada real, que comunica com o Algarve.
Tem uma só paroquia, intitulada de Nossa Senhora da Assunção. Os seus principais edifícios e estabelecimentos reduzem-se á casa de Misericórdia, hospital casa da câmara e ermidas do Espírito Santo, de S. Pedro e de S. Sebastião.
O termo é muito fértil; produz abundância de cereais, legumes e frutas, e cria-se nele muito gado, especialmente suíno, bem como varias espécies de caça.
A 10 de Maio tem uma feira anual de três dias.
O brasão de armas desta vila é um escudo com uma árvore verde em campo de prata e na parte superior duas cruzes de purpura da ordem de Santiago.
Por Ignacio de Vilhena Barbosa
***
Garvão é uma freguesia do concelho de Ourique
Sem comentários:
Enviar um comentário