terça-feira, 25 de outubro de 2011

História de Monforte e imagem de 1860 do antigo brasão


História de Monforte e imagem de 1860 do antigo brasão


A VILA DE MONFORTE

Acha-se situada esta vila na província do Alentejo, entre a cidade de Portalegre e Vila Viçosa, distando quatro léguas da primeira para o sul e outras tantas da segunda para o norte.

Não há noticia certa sobre a fundação desta vila, mas sabe-se que já existia no principio da monarquia, pois consta de um alvará de D. Afonso IV, que se guarda no arquivo municipal, que el rei D. Afonso Henriques lhe concedera grandes privilégios e isenções.

Com as guerras dos moiros, durante os quatro primeiros reinados, se arruinou e ficou quase deserta. El rei D. Afonso III mandou-a reedificar e povoar de novo em 1270 e seu filho, el rei D. Dinis, construiu o seu castelo e cercou-a de muros. Tinha voto nas antigas cortes, sentando-se os seus procuradores no banco decimo segundo. São seus alcaides mores os senhores condes das Galveias. Tem por armas três torres com seus corucheos e sobre estes três bandeiras.

Está fundada esta vila sobre um monte alto e de difícil acesso, principalmente do lado do norte e desta sua posição tirou o nome de Monforte, abreviatura de Monte forte.

Divide-se a povoação em três paroquias: Santa Maria, que é a matriz; S Pedro e Santa Maria Madalena. Tem casa de Misericórdia, hospital, um convento de freiras franciscanas fundado no reinado de D. João III por Fernão Ribeiro Montoso, natural de Monforte e no qual residem mui poucas religiosas; e as ermidas de Nossa Senhora, S. Sebastião, S. Domingos, o Espírito Santo, S. Gião e Nossa Senhora da Conceição. Esta ultima é um belo templo, bem ornado e servido e onde concorrem muitas romagens daqueles arredores.

O termo de Monforte é cortado por varias ribeiras. As principais, chamadas de Avis e Leça, têm aprazíveis margens e regam campos fertilissimos, em que se cultivam muitas e boas frutas. Possui este termo mui ricas herdades, com magníficos montados de lande e bolota, onde se cria muito gado suíno e, além deste, que é o principal, de todo o mais. Produz muitos cereais e vinho. Os montes abundam em caça de todo o género.

Por Ignacio de Vilhena Barbosa


***

Pelos Censos 2011 Monforte conta com 3351 habitantes

Freguesias do Monforte 

Assumar, Monforte, Santo Aleixo, Vaiamonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário