terça-feira, 27 de setembro de 2011

Filhos do rei D. Pedro I de Portugal, bastardos incluídos

Filhos de D. Pedro I, bastardos incluídos

D. Pedro I nasceu em Coimbra a 8 de Abril de 1320 e morreu em Estremoz a 18 de Janeiro de 1367. Cognomes: «O Justiceiro», «O Cruel», «O Cru» ou «O Vingativo», escolham.

Filho de D. Afonso IV e da rainha D. Beatriz, sucedeu ao pai em 1357.

Três mulheres e mais uns bastardos por fora.

Repudiou D. Branca de Castela, mas de D. Constança Manuel teve três filhos.

Infanta D. Maria, nascida a 6 de Abril de 1342 em Évora. E em Évora casou D. Maria com D. Fernando, Infante de Aragão. Foi para Aragão mas em 1363 o rei D. Pedro de Aragão, irmão do marido, mandou matar este, deixando a nossa Infanta viúva e de volta para Portugal, onde foi viver para Aveiro, onde faleceu. As suas cinzas foram levadas para o Mosteiro de Santa Clara em Coimbra.

O Infante D. Luís não durou mais que oito dias.

O Infante D. Fernando seria o sucessor.

De Inês de Castro perdeu-se cedo o primeiro filho de nome Afonso.

Seguiu-se D. João, que casou primeiro com D. Maria Teles de Meneses no ano de 1376, irmã da sua cunhada; mas aqui entrou a mão pérfida de D. Leonor, que levou D. João a matar a esposa e fugir para Castela, onde o rei Henrique II o fez Conde de Valença e lhe deu em senhorio outras mais terras e sua filha bastarda D. Constança, com quem casou. Morrendo D. Fernando e temendo D. João de Castela, que pretendia o Reino de Portugal por ser casado com a Rainha D. Beatriz ou Brites, que o povo português quisesse o Infante D. João para seu rei, o meteu na prisão, onde morreu. Jaz no Convento de Santo Estêvão de Salamanca.

O Infante D. Dinis, que por não querer beijar a mão da cunhada, a Rainha D. Leonor, saiu de Portugal e foi para Castela, onde o rei Henrique o casou com uma filha bastarda que, por acaso tinha e se chamava D. Joana. D. Dinis jaz no Mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe, em cuja sepultura se pode ler o título de «Rei de Portugal», pela pertenção que tinha ao Reino.

A infanta D. Brites, que casou em 1377 com D. Sancho, conde de Albuquerque, filho bastardo do rei Afonso XI de Castela e de onde procede uma dilatada e Real descendência. Está sepultada na Sé de Burgos.

BASTARDOS DE D. PEDRO I

Mas fora dos matrimónios, D. Pedro I ainda teve os seus bastardozinhos.

Nada mais nada menos que D. João, Mestre de Avis, futuro D. João I, filho de uma nobre senhora da Galiza, chamada D. Teresa Lourenço.

E ainda teve D. Pedro I uma filha bastarda de quem nem o nome se sabe, mas que consta foi criada no Mosteiro de Santa Clara de Coimbra.


Sem comentários:

Enviar um comentário