quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

História: Chapeleiros de Lisboa em luta!




História

Chapeleiros de Lisboa em luta contra máquina do sr. Roxo

Os chapeleiros de diversas oficinas realizaram espécie de meeting a fim de impedirem que machina que o sr. Agostinho Roxo mandara vir para o seu importante estabelecimento trabalhasse e assim fizesse concorrência aos operários. A machina produz o trabalho oito homens, empregando só um. Este melhoramento mais sensível se houvesse falta de trabalho; mas, pelo contrario, havia escassez de braços, e o sr. Roxo podendo obtê-los, e tendo que satisfazer ás necessidades do consumo recorreu á machina.

Os chapeleiros, pois, dirigiram-se á fabrica da rua Mouraria, com o intento, provavelmente de empregarem a força; porém a autoridade interveio, e os operários dispersaram sem que houvesse resistência. A machina continuará a trabalhar, apesar de tudo. O progresso pára; caminha sempre.

Alguns dos operários prometeram abrir subscrição entre si para subsidiar os que se negassem a na fabrica do sr. Roxo.

Foi Notícia em Portugal:
Chapeleiros de Lisboa em Luta;
o sr. Roxo comprou uma máquina que anuncia desemprego
entre os chapeleiros.


1 comentário:

  1. E foi aqui q os trabalhadores começaram a perder a guerra contra o capitalismo. Nós agora de mão de obra barata só se emigrarmos, porq mesmo 400 euros por mês pagam 2 operários chineses a produzir o triplo no dobro de horas de trabalho.

    ResponderEliminar