domingo, 2 de janeiro de 2011

Sinastria: o estudo de compatibilidade entre os signos do Zodíaco





Sinastria: o estudo de compatibilidade entre os signos do Zodíaco


Astrologia

Ao estudo da Compatibilidade entre os Signos chama-se Sinastria e é feita pela comparação dos horóscopos.

Um horóscopo é um mapa gráfico, instantâneo ou imaginário dos planetas no Sistema Solar e suas posições no Zodíaco no momento exacto do nascimento de uma pessoa.

Os Signos do Zodíaco, representam 12 diferentes tipos de energia espiritual e atributos. Os planetas do Sistema Solar estão associados com pelo menos um, mas a maioria das vezes a dois signos do zodíaco.

As relações entre planetas, signos (tipos de energia) e casas (sectores do gráfico) são descritos em palavras e / ou muitas vezes avaliado em números para mostrar em que grau, como e de que maneira uma pessoa é compatível ou incompatível com outra.

A avaliação é baseada nos padrões e distribuição de energia nos respectivas Mapas Astrais combinados.

Vénus é o planeta do afecto, atracção e / ou do amor romântico. Vénus está associado aos signos do zodíaco Balança/Libra e Touro.

Marte é o planeta do sexo e da paixão; o amor de Marte era chamado Eros pelos gregos. Marte é associado ao signo de Carneiro/Áries.

O Sol, que está associado com o Leão, é também um símbolo para o tipo de amor de respeito mútuo e apreciar o outro como igual. A palavra grega para este tipo de amor é, talvez, Philia.

Ágape é o amor de Deus ou o amor espiritual, incondicional. Na astrologia moderna Ágape pode estar associado com os planetas Neptuno e Júpiter, regentes do espiritual signo de Peixes.

Uma pessoa é muitas vezes uma mistura de energias, como surgem no Mapa Astral. O Mapa Astral também também nos diz como e de que maneira alguém ama. Por exemplo, se alguém tem Vénus em Escorpião, terão tendência a dar afecto de uma forma emocionalmente intensa, possivelmente mística. Se alguém tem um Marte em Touro, o seu estilo erótico de amar será sensual e lento.

Quando os astrólogos falam dos aspectos, descrevem as relações entre os planetas ou energias. Cada pessoa tem aspectos ou relações entre os planetas Mapa Astral que representam forças psicológicas, fraquezas, as aptidões naturais e demónios pessoais. Na Sinastria, ou comparação de mapas, os aspectos ilustram zonas de conforto e de compatibilidade ou incompatibilidade e desafio entre os indivíduos estudados.

Para alguns astrólogos, as relações devem equilibrar forças e fraquezas. Demasiado de uma coisa aparentemente boa é frequentemente fraco e improdutivo, o que significa que dois “gémeos astrológicos” pessoas que têm mesmos alinhamentos planetários, nasceram ao mesmo tempo, no mesmo local, etc, nem sempre são os mais compatíveis. Mesmo os mais narcisistas não ficariam muito animados com a perspectiva de terem uma relação consigo mesmos. Portanto, uma Sinastria saudável e positiva entre dois Mapas Astrais é sobre misturar e complementar as energias do outro de forma a criar uma sinergia saudável.

Considere o Zodíaco como um círculo ou um cinturão de estrelas fixas em torno do Sistema Solar. As estrelas fixos servem como pontos de referência no céu. Como os planetas orbitam o Sol a velocidades e ritmos diferentes, quando vistos da Terra parecem estar numa constelação do zodíaco (área do céu). Os aspectos têm a ver com a distância entre os planetas que se movem. Os aspectos são medidos em graus, uma vez que todos estão se movem dentro de um grande círculo em torno do sol. Cada um dos 12 signos do Zodíaco ocupa 30 graus do círculo de 360 graus. Por exemplo, se Marte está a atravessar a área de Virgem e Vénus viaja através de Capricórnio, num determinado momento eles terão exatamente 120 graus de separação. Esse aspecto é chamado de trígono. Um trígono é considerado o aspecto mais positivo porque está entre energias similares e, portanto, facilmente se misturam. Neste exemplo, está entre os signos do elemento Terra, Virgem e Capricórnio. Se, no entanto, Marte estiver em Virgem, mas Vénus estiver em Escorpião, este aspecto seria um sextil ou 60 graus de separação. Eles estão separados por um signo ou uma constelação entre eles. O sextil é também um aspecto positivo porque as energias se complementam. Neste caso, eles representam os elementos de Terra e de Água, que na natureza há necessitam um do outro.

A astrologia tem uma base de 12 ciclos em comum com a música. Em teoria musical, há intervalos que são mais harmoniosos do que outros. Se a teoria da música fôr aplicada à astrologia, do mais ao menos harmonioso dos aspectos, temos: conjunção, quincôncio, sextil, quadratura, trígono, semi-sextil e oposição.

Na prática, o trígono e o sextil são considerados os aspectos mais positivos; a quadratura (90 graus) é a mais negativa e a oposição (180 graus) e conjunção (0 graus) podem ser bom ou más, dependendo do tipo de energias envolvidas.

Uma oposição de energias pode ser uma batalha em curso ou de equilíbrio. Uma conjunção, isto é, os planetas juntos no mesmo signo, pode ser uma bela combinação, por exemplo, a Lua / Vênus (emoções e afetos) ou frustrante -Saturno/Marte (pára e arranca).

Novamente, as conjunções podem ser aspectos positivos num Mapa Astral quando são energias que se misturam ou se complementam, mas se elas são energias que naturalmente se opõem ou antagonizam entre si, uma conjunção não é uma coisa boa. Há uma exceção, no entanto, que é a combinação de Marte e Vénus.

Numa Carta de Compatibilidade entre um homem e uma mulher, quando Marte do homem está em conjunção com (na mesma posição) de Vénus na mulher, isso mostra uma atracção muito primária e urgente. Eles representam as energias opostas no zodíaco e na natureza. Vénus é o princípio Feminino e Marte é o masculino. A combinação de atracção / afecto (Vénus) e paixão (Marte), é o que faz grandes histórias de amor.

Polaridade:

Signos masculinos, positivos ou de poder:

- Leão (Sol no Signo)

- Carneiro/Áries (Marte no Signo / Sol em exaltação)

- Gémeos (Vénus retrógrado em exaltação

- Libra (Vénus direta em domicílio)

- Sagitário (Marte retrógrado em exaltação)

- Aquário (Vénus favorável)

Signos Femininos, negativos ou de romance:

- Caranguejo/Câncer (Lua no signo)

- Touro (Vénus retrógrado no signo / Lua em exaltação)

- Peixes (Vénus em exaltação)

- Escorpião- Virgem (Marte favorável)

- Capricórnio (Marte em exaltação)

PS: Exaltação em astrologia, é uma dos cinco dignidades essenciais de um planeta. Cada um dos sete planetas tradicionais tem a sua exaltação num signo zodiacal.

Sol em 19 de Carneiro/Aries

Lua em 3 de Touro

Mercúrio em 15 de Virgem

Vénus em 27 de Peixes

Marte em 28 de Capricórnio

Jupiter em 15 de Caranguejo/Cancer

Saturno em 21 de Balança/Libra


1 comentário: