domingo, 13 de fevereiro de 2011

História: Aix-la-Chapelle, imagem de 1840




História

Alemanha



Aix-la-Chapelle he huma cidade considerável, capital do districto do mesmo nome, huma das três divisões da província prussiana do Baixo Rheno. He célebre pelas suas nascentes de aguas mineraes, e pela capella da cathedral, que contém grande número de relíquias; e d'ahi tira o seu nome, que significa - as aguas e a capella.

Esta cidade deveu a antiga grandeza que a fez ilustre ao imperador Carlos Magno, o qual encantado da belleza e amenidade do sitio a escolheo para sua residência e sede do seu império, e nella fundou huma famosa cathedral onde está enterrado. Foi cidade livre, e a primeira das cidades imperiaes; teve hum commercio mui considerável, principalmente em lanifícios, arames, alfinetes, e outras obras miúdas de latão, de que por tempo forneceo grande parte da Europa. Hoje está muito decahida de sua antiga prosperidade. Foi reunida França por Napoleão e em 1814 restituída á Prússia.

Carlos Magno empenhou-se em edificar com magnificência a cathedral de Aix la Chapelle, e celebrar com a maior pompa a sua dedicação, segundo se pode julgar dos seguintes extractos da pragmática, que promulgou por essa occasião

«Vós meus padres, irmãos, amigos, e todos que vos interessais pela gloria do meu reinado, sabeis o que me aconteceo, quando tendo hum dia ido á caça, como era costume, e tendo-me perdido nas florestas e separado da minha comitiva, me achei neste logar que foi chamado Aix por causa das suas aguas thermaes, e ahi descobri hui banhos quentes, e hum palácio edificado ha longos tempos; e que vendo eu estes monumentos arruinados e cobertos de mato, os reedifiquei; e que tendo descoberto na floresta, debaixo dos pés do cavallo em que ia montado, nascentes de aguas mineraes, fiz levantar nesse logar hum mosteiro de mármores preciosos em honra de Santa Maria, com todo o empenho e magnificência de que eu era capaz; de modo que, com a assistência divina, esta obra chegou a hum ponto de perfeição que nada a pode igualar. Depois de haver concluído esta grandiosa basílica que pelo favor de Deos excedeo meus desejos, eu reuni de diversos paizes e estados, e particularmente da Grécia, as reliquias dos santos apóstolos, mártires, confessores, e virgens, afim de que com a sua intercessão, este império cada vez mais se fortaleça e augmente, e nós alcancemos o perdão de nossos peccados. 


«Além de que, pela devoção que eu sempre tive a este logar, e ás santas relíquias que ahi estão reunidas por minhas diligencias, eu obtive que o papa Leão consagrasse e dedicasse esta igreja. Fiz que também viessem com o papa os cardeaes de Roma, grande número de bispos da Itália e das Gallias, abhades de todas as ordens, e huma multidão de outros ecclesiasticos. Também ahi vierão os príncipes de Roma, os prefeitos, e muitos outros senhores, duques, marquezes, condes, e grandes de todos os meus estados, tanto da Itália como da Saxonia, Baviera, Alemanha e França. Obtive delles que se erigiria hum assento real nesta basílica; que esta cidade seria tida pela capital da Gallia transalpina; que os reis herdeiros do nosso império, tendo aqui sido ungidos e sagrados, exercerião depois as funcções imperiaes e reaes na cidade de Roma, plenamente e sem estorvo ou embaraço algum.» 

O imperador pede depois que a assemblea approve os previlgios e immunidades que elle houvera por bem conceder á basílica e á cidade; e como he de pensar, tudo foi unanimemente concedido e por geral acclamação.

As pessoas que hoje visitão Aix-la-Chapelle, estão bem longe de participar da admiração exclusiva de Carlos Magno por esta basílica, que elle tinha pela mais grandiosa, e que excedia por sua arquitectura todos os edifícios religiosos da christandade. O que porem na verdade a faz curiosa e interessante são as muitas recordações históricas que ella conserva.

Transcreveremos o que a este respeito diz hum viajante na descripção que nos deixou desta cidade.

«Fui visitar a cathedral. Vi aquellas famosas portas de bronze macisso mandadas fazer por Carlos Magno; a nave, onde está a capella oitavada, que elle edificou no estilo do Baixo império, e que foi consagrada pelo papa Leão 3º; o logar em que o imperador costumava curvar sua frente victoriosa diante do Soberano dos Ceos, e no meio dos cónegos do cabido, em cujo número elle quiz ser contado, exemplo seguido pelos seus suecessores. Observei as grandes janellas por elle ornadas de vidros, que ainda hoje conservão os polidos lavores, e as cores vivíssimas e ornatos de oiro, que a arte naquelles tempos sabia introduzir no vidro e cujo segredo hoje se ignora. Corri as vastíssimas galerias da rotonda, em que debaixo de magníficos dóceis de mármore tinhão assento os valentes cavalleiros e os grandes e pares do seu reino, e aonde depois se reunirão os padres dos concílios geraes que alli se celebrarão. Vi também neste logar o throno de mármore branco, outrora coberto de laminas de oiro, em que repousou o corpo do imperador, n'hum carneiro d'abobada, pelo espaço de tres ntos cincoenta e dois annos, revestido de todos os símbolos e habito imperiaes, que Othão lhe mandou tirar no ano de 1000. 


«O thesouro da catbedral conserva ainda o craneo do heroe conquistador, e hum osso do seu braço direito, que annuncia huma estatura collossal; a sua cruz peitoral; a sua espada e talabarte de coiro; o livro dos evangelhos de que se servia; e a sua trompa de caça feita de hum dente de elefante, que lhe havia enviado o famoso sultão Haroum al Raschid, com o seu cinturão de velludo carmesim, em que se vêem bordadas a oiro estas palavras: dein cin, somente para ti. Também alli se conserva a capa pontifical que trazia Leão 3º quando veio sagrar a igreja.» 

Antigamente os imperadores de Alemanha, desde Luiz o bom ate Carlos 5º, erão coroados e sagrados na cathedral de Aix-la- Cbapelle, e nessa oecasião lhes cingião a espada de Carlos Magno e lhes apresentavão o seu livro dos evangelhos, sobre o qual juravão de manter pura a religião catholica. Depois daquelle tempo a coroação dos imperadores passou a fazer-se em Francfort; porém o primeiro magistrado e o cabido de Aix-la-Chapelle erão chamados a assistir a esta ceremonia, no fim da qual davão ao novo imperador a posse do seu logar de cónego daquella cathedral.

As aguas mineraes de Aix-la-Chapelle continuão a ter grande reputação em toda a Alemanha e França. e considerável número de estrangeiros ahi concorre todos os annos. A principal nascente está na praça do mercado, e corre por huma bella fonte de mármore em hum tanque de 25 pes de circumferencia; estas aguas sobem a 46 gráos dee Reaumur. Huma grande estatua de bronze de Carlos Magno orna esta construcção.

Sem comentários:

Enviar um comentário