quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Beja em 1755 (Beja, Moura e Serpa)

História

Beja em 1755


Comarca de Beja 


Beja, Moura e Serpa

Em trinta e sete gr. e cincoenta e seis min. de latitude e dez e vinte e sete min. de longitude. vinte e cinco legoas dístante de Lisboa, está assentada a Cidade de Beja, cuja fundação se attribue aos Gallos Celtas, alguns seculos antes da vinda de Christo. No tempo dos Romanos (Beja) foy conhecida com o nome de Pax Júlia, porque nesta cidade concedeo Júlio Cesar pazes aos Portuguezes. Os Árabes a conquistaram (Beja) no anno de 715 e ElRey D. Afonso Henriques a tomou (Beja) em 1155 e tornando-se a perder, a reconquistou em 1162 Fernão Gonçalves, General das tropas daquelle invicto Principe.

Com tão repetidas hostilidades (Beja) ficou arruinada até que pelos annos de 1253 a reedincou D. Afonso IIl, cercando-a de fortes muros, que EIRey D. Dinis ampliou com quarenta torres e soberbo castelo (Beja), padroens eternos da magnificencia do seu Autor. O venturoso Rey D. Manoel a ennobreceo com o titulo de Cidade (Beja) e deo foral em 1512.

A sua povoação (Beja) se divide em quatro Parochias, a saber: a do Salvador, S. Maria da Feira, Santiago, e S. João Bautista. Tem Casa de Mísericordia (Beja) e grandioso Hospital (Beja), com muitas rendas, e os Conventos de S. Francisco (Beja), fundação da Rainha Santa em 1324. O dos Carmelitas calçados nos arrabaldes. S. António Convento de Capuchos Piedosos extra muros, e dentro da Cidade (Beja) N.S. da Conceição (Beja) Convento de Freiras de S. Francisco fundado pelo Infante D. Fernando pay delRey D. Manoel que foy Duque (Beja) desta Cidade e o dotou com dezoito mil cruzados de renda; o Convento de S. Clara (Beja) de Religiosas Franciscanas, o de nossa Senhora da Esperança de Carmelitas calçadas, e o Colegio (Beja) dos Padres da Companhia de Jesus, com cadeiras de Theologia Moral, e letras humanas. 


Porta da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Beja, imagem de 1848

(Beja) Tem voto em Cortes com assento no banco terceiro e nove Ermidas com muito adorno e limpeza. He muito abundante de (Beja) pão, (Beja) vinho, azeite, frutas, hortaliças, caças e gados. Os dizimos de pão della e seu termo, em que se contão três mil e cento e dezoito herdades (Beja), importam em trinta mil moyos de pão, e os do mel, cabritos, e porcos (Beja), seis mil cruzados em dinheiro, que tudo se paga á Igreja de Évora, a cujo Arcebispado pertence esta Cidade. 

He cabeça de Comarca (Beja) e Capital (Beja) dos Estados da Casa do Infantado, que hoje desfrucea o Serinissimo Senhor Infante D. Francisco. Antigamente foy cadeira Episcopal, mas succedendo á sua opulência a ruina dos estragos, que padeceo, se transferio esta Dignidade a Badajoz. Foy natural dela (Beja) S. Sezinando, que paddeceo martyrio em Cordova a 6 de Julho de 851, e depois (Beja) que obteve hum braço deste glorioso Santo pelos annos de 1602, o (Beja) venera como Padroeiro e exalta com assínalado culto a este venturoso patrício.

No distrito desta Comarca se comprehende a notável Villa de Moura, situada em trinta e oito gr. e dous minutos de latitude, e dez e cincoenta e cinco min. de longitude, y (Moura)praça muito consideravel na fronteira de Castella além do Guadiana. Foy (Moura) sitiada pelo Duque de Ossuna General das tropas Castelhanas, que a tomou em junho de 1707, depois de se defender alguns dias, mas poucos mezes depois a desampararam os Castelhanos arrazando primeiro alguma parte de suas fortificaçoens. Na comarca (Moura) se contam hua Cidade, dezoito Villas, das quaes Moura tem voto em Cortes com assento no banco dezasete, e Serpa no banco sete, secenta e nove Freguezias, dezaseis mil fogos e cincoenta mil almas e os Conventos seguintes:

Nossa Senhora de Consolação Convento de Religiosos Paulistas de Serpa.

Santo Antonio Convento de Religiosos Franciscanos Observantes da mesma Villa de Serpa.

Nossa Senhora da Assumpção de Freiras Dominicas de Moura.

O de S. Clara de Freiras de S. Francisco da mesma Villa de Moura.

O Convento de Religiosos Franciscanos da mesma Villa de Moura..

O de Religiosos Carmelitas calçados da mesma Villa Moura.

O de Religiosos de S. João de Deos da mesma Villa Moura.

O Convento de Capuchos Piedosos da Vidigueira.

Nossa Senhora das Relíquias Convento de Carmelitas calçados, termo da Vidigueira fundado em 1496.

O Convento de Franciscanos da Villa do Torrão.

Nossa Senhora da Graça Franciscanas da mesma Villa do Torrão.

Nossa Senhora da Assumpção de Religiosos Trinos da Villa de Alvito.

O Convento de Franciscanos da mesma Villa de Alvito.

O Convento de Franciscanos da Villa de Odemira.







 


***
Pelo Censos 2011 Beja tem 35 730 habitantes

Beja é cidade capital do Distrito de Beja, na região Baixo Alentejo.

Freguesias de Beja

Castelo (Beja), Albernoa, Baleizão, Beringel, Cabeça Gorda, Mombeja, Nossa Senhora das Neves, Quintos, Salvada, Salvador (Beja), Santa Clara de Louredo, Santa Maria da Feira (Beja), Santa Vitória, Santiago Maior (Beja), São Brissos, São João Baptista (Beja), São Matias, Trigaches, Trindade

Eleições Autárquicas - 11/10/2009

Votação por Partido em BEJA
PS: 8579/45,7% - 4 mandatos
PCP: 7815/ 41,6% - 3 mandatos


Candidatos Eleitos pelo Circulo: Beja

PS - JORGE PULIDO VALENTE
PCP-PEV - FRANCISCO DA CRUZ DOS SANTOS
PS - JOSÉ DOMINGOS NEGREIROS VELEZ
PCP-PEV - MIGUEL DOMINGOS CONDEÇA RAMALHO
PS - CRISTINA MARIA GOMES MARTINS VALADAS
PCP-PEV  - MARIA DE JESUS VALENTE ROSA RAMIRES
PS - ANTÓNIO MIGUEL CATARINO GÓIS

Sem comentários:

Enviar um comentário