quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

História: Comarca de Coimbra em 1755



História

Coimbra 1755


Comarca de Coimbra 

Foy fundada a Cidade de Coimbra pelos povos Colimbrios que vieram com os Gallos Celtas, trezentos e oito annos antes da vinda de Christo. Concederaõlhe grandes foros e privilégios o Conde D. Henrique e EIRey D. Affonso Henriques, e servio muito tempo de Cortesãos Senhores Reys seus súccessores. Está situada em 40 gr. e 16 min. de lat. e 10 e 7 min. de longit. nas aprasiveis ribeiras do Mondego a seis legoss de distancia do Oceano Atlântico, e trinta e duas da famosa Cidade de Lisboa.

He pátria de Sete Reys de Portugal, siangularidade, em que a não vence outra alguma das terras deste Reyno, excepto a Corte de Lisboa. Elles foram D. Sancho I, D Affonso II, D. Sancho II, D. Affonso III, D. Affonso IV, D. Pedro e D. Fernando primeiros deste nome. Goza de voto em Cortes com assento no primeiro banco. São muitos os edifícios públicos e particulares que a engrandecem, a saber; nove Igrejas Parochias, em que se dividem os seus moradores, e são a Sé dedicada a N. Senhora da Assumpção, S. João de Almedina, S. Pedro, S. Christovão, S. Bartholomeu, San-Tiago, S. Justa, S. Salvador, e S. João de S. Cruz. Oito Morteiros, ou Conventos, e dezoito Collegios de quasi todas as Ordens Religiosas, que ha no Reyno com Províncias formadas e são:

O Convento de S. Cruz de Cónegos Regrantes de S. Agostinho fundado em 1131, o de S. Domingos, o de S. Francisco, o de Religiosas de Clara, o de S. António de Capuchos Franciscanos, que chamam dos Olivaes, o de Cellas de Religiosas de S. Bernardo, o de S. Anna de Religiosas de S. Agostinho, o Mosteiro de Religiosos de S. Bento, e nos arrabaldes o dos Padres de S. Jeronymo.

Os Collegios maiores da Universidade são dous, o de S. Paulo fundação delRey D. João o III e o de S. Pedro fundação de D. Rodrigo Lopes de Carvalho Bispo de Miranda, ao qual mudou o primeiro instituto, ou o ampliou o Senhor Rey D. Sebastião, dando-lhe huma boa parte dos Paços Reaes pelos annos de 1570. O Collegio da Ordem de S. Bernardo, o de N. Senhora da Graça de Eremitas de S. Agostinho, o de Carmelitas calçados, o dos Padres Terceiros de S. Francisco, o dos Religiosos Franciscanos de Xabregas, o Collegio da Pedreira de Capuchos de S. António, o de Religiosos da Santissima Trindade, o das Ordens Militares de San Tiago, e Aviz, o da Ordem de Christo, o dos Cónegos de S. João Evangelista, o dós Cónegos Regrantes de S. Agostinho, e o Collegio dos Carmelitas descalços.

Em todos estes Conventos, Igrejas, e Santuários se deposita hum excellente thesouro de relíquias: entre elles se conta o corpo inteiro da Rainha Santa Isabel gloria de Aragão e ornamento de Portugal, que se conserva incorrupto no Convento de S. Clara, e he hum dos quatorze corpos inteiros de Santos que venera, e possue este Reyno. Real Mosteiro de S. Cruz descansam as cinzas do veneravel Rey D. Affonso Henriques, o que conquistou a mayor parte das terras desta Monarchia aos Mouros, inimigos da Fé, para cujos triunfos são pequenos elogios os eternos eccos do clarim da fama.

Reside nesta Cidade o terceiro tribunal da Inquisição, que ha neste Reyno, por cuja vigilância se conserva a fé incorrupta, e se extirpão os erros e dogmas, que offendem a pureza do verdadeiro rito Catholico, com tanta utilidade espiritual, e temporal como se experimenta em todo Reyno, no qual não pode a heresía nem a pertinácia Hebraica deitar as raizes, que procuram e desejam.

Nella tem o seu assento a insigne Univeriidade, que El Rey D. Diniz fundou em Lisboa pelos annos de 1291 e havendose mudado duas vezes desta Cidade para a Corte, desde o anno de 1537, ficou em Coimbra estabelecida para ser fecunda mãe de celeberrimos engenhos. Frequentam as suas escolas oito mil estudantes, para os quaes se erigirão cincoenta e duas cadeiras das quatro faculdades principaes, e da Mathematica, Musica, Filosofia, Escritura, Moral, e das três linguas cientificas Hebraica, Grega e Latina.

O corpo desta maquina literária se compõem de quatro Concelhos. O primeiro de oito Concelheiros Bacharéis quatro faculdades Theologia, Cânones, Leys, e Medicina. O segúndo de nove Deputados, quatro Lentes, e quatro que o não são, mas todos com os grãos de Doutores ou Licenciados das quatro faculdades, e hum Mestre em Artes. O terceiro consta de Concelheiros, e Deputados, a chamam Claustro. O quarto Concelho se chama pleno, e se compõem de Concelheiros, e Deputados, Cancellarios, Conservador, Sindico e Secretario.

Sua Magestade he Protector desta Univerfidade, o Geral de S. Cruz Cancellario, e o Lente de prima de Theologia he Decano. O Juiz ordinário he o Reitor, que sempre he Ecclesiastico de grande qualidade, e literatura, e ainda que o officio he triennal, o costuma prorogar EIRey até o prover em algum Bispado. Até o presente teve trinta e três Reitores, e as rendas applicadas á subsistencia destes Mestres e dos mais Ministros passa de cento e vinte mil cruzados com muitos privilegios, e izençoens, que lhe concederão os Reys, e muitas Igrejas e benefícios para premio dos que seguem as letras, por cujas circunstancias não só hé este o rnayor dos oito estudos públicos que ha no Reyno, mas he de igual esplendor ás mais famosas Universidades estrangeiras.

Desde tempos muito antigos he esta Cidade cadeira Episcopal suffraganea dos Arcebispos Primazes. A Sé como todas as do Reyno he dedicada a N. Senhora da Assumpção, templo de toda a grandeza, que consente a sua antiquissima architectura. Consta o Cabido de oito Dignidades, vinte e cinco Cónegos, quatro dos quaes são Doutoraes formados, seis meyos Cónegos, e três Tercenarios, quatorze Capellaens, oito moços de Coro, e outros muitos Ministros. Tem trinta e três Prebendas, e cada huma rende perto de dous mil cruzados. O Deão tem huma Prebenda, e por annexa a terça da Louzã; e hum aprestimo, que tudo passa de lhe render quatro mil cruzados. O Chantre tem huma Prebenda, o Mestre Escola duas, e o Thesoureiro mór outras duas, os Arcediagos são quatro, o de Coimbra, o de Vouga, o de Penella, e o de Coa. A renda Episcopal chega a oitenta mil cruzados; Diecése consta de trezentas e quarenta e três Freguezias, e os Prelados, que até o presente teve,são em número de setenta e cinco.

Tem esta Cidade e sua Comarca noventa e cinco companhias de Ordenanças, as quaes todas, e seus cabos obedecem ao Capitão mór, que he das pessoas principaes della, feito por eleição da Camara, que confirma EIRey. A sua fertilidade se pode inferir do que paga de direitos Reaes, pois só a dizima importa em perto de duzentos mil cruzados, além de vinte mil alqueires de azeite, que paga ás Freguezias porque tem mais de cento e cincoenta lagares. Tem mais trinta Médicos de partido, dezasete Boticários, cinco cárceres públicos, e todas as semanas feira franca. Contam-se nella vinte e seis Confrarias ou Irmandades, a mais antiga a da Mifericordia, que tem a seu cargo hum magnifico Hospital fundação delRey D. Manoel, a mais nova a do Salvador, a mais copiosa e grande a de S. António.

Os Bispos se intitulam Condes de Arganil, Senhores de Fajão, S. Comba, Coja, Bobadella, Avô, Fadeira, Podentes, e outros Coutos, e Villas, que fazem o numero de vinte e duas, que os reconhecem por Donatários. Toda a Comarca consta de trinta e duas Villas, cento e vinte e duas Freguezias com trinta e seis mil fogos e cento e vinte mil almas; os Conventos que nella se acham são os seguintes:

N. Senhora da Assumpção de Semide Convento de Freiras de S. Bento fundado em 1154.

N. Senhora da Expectação de Lorvão de Religiosos de S. Bernardo.

S. Marcos Convento de Religiosos de S. Jeronymo.

O Deserto de Santa Cruz de Bussaco de Carmelitas descalços.

O Convento de Capuchos de S. Antonio de Cantanhede.

N. Senhora da Natividade de Carmelitas descalças de Tentúgal.

S. Christina Convento de Religiosos de S. Francisco na Povoa de S. Christina.








***

Pelo Census 2011 Coimbra conta com 143 052 habitantes

Coimbra é  capital do Distrito de Coimbra e a maior cidade da região Centro de Portugal

Freguesias de Coimbra 

Almalaguês, Almedina (zona urbana de Coimbra), Ameal, Antanhol, Antuzede, Arzila, Assafarge, Botão, Brasfemes, Castelo Viegas, Ceira (zona urbana de Coimbra), Cernache, Eiras (zona urbana de Coimbra), Lamarosa, Ribeira de Frades (zona urbana de Coimbra), Santa Clara (zona urbana de Coimbra), Santa Cruz (zona urbana de Coimbra), Santo António dos Olivais (zona urbana de Coimbra), São Bartolomeu (zona urbana de Coimbra), São João do Campo, São Martinho de Árvore, São Martinho do Bispo (zona urbana de Coimbra), São Paulo de Frades (zona urbana de Coimbra), São Silvestre, Sé Nova (zona urbana de Coimbra), Souselas, Taveiro (zona urbana de Coimbra), Torre de Vilela, Torres do Mondego, Trouxemil, Vil de Matos


Eleições Autárquicas - 11/10/2009

Votação por Partido em COIMBRA

PSD/CDS: 41,6% - 6 mandatos
PS: 34,6% - 4 mandatos
PCP: 9,7% - 1 mandato

Candidatos Eleitos pelo Circulo: Coimbra

PPD/PSD . CDS-PP . PPM - CARLOS MANUEL DE SOUSA ENCARNAÇÃO
PS - ÁLVARO JORGE DE MAIA SECO
PPD/PSD . CDS-PP . PPM - JOÃO PAULO LIMA BARBOSA DE MELO
PS - MARIA FERNANDA DOS SANTOS MAÇAS
PPD/PSD . CDS-PP . PPM - MARIA JOSÉ AZEVEDO SANTOS
PS - ANTÓNIO MANUEL VILHENA
PPD/PSD . CDS-PP . PPM - PAULO JORGE CARVALHO LEITÃO
PCP-PEV - FRANCISCO JOSÉ PINA QUEIRÓS
PS - CARLOS MANUEL DIAS CIDADE
PPD/PSD . CDS-PP . PPM - LUÍS NUNO RANITO DA COSTA PROVIDÊNCIA
PPD/PSD . CDS-PP . PPM - MARIA JOÃO GUARDADO MARTINS DE CASTELO-BRANCO

Sem comentários:

Enviar um comentário