segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

História: Forte de Santa Luzia em Elvas, 1848





História

Viagem ao passado de Elvas

O Forte de Santa Luzia em 1848

Elvas é uma das nossas praças de guerra de primeira ordem, e a única, talvez, que se conserva em bom estado de defeza; a duzentas e quarenta braças do seu recinto, em um pequeno outeiro está situado o forte de Santa Luzia. 

O polygono da sua fortificação, mede setenta e oito braças do lado exterior, e a construcção foi toda regulada pelo primeiro systema do célebre Vauban, tendo revelins nas suas frentes voltadas para E e para o S, tudo cercado de estrada e de esplanada, que em parte é cortada, terminando por muros de alvenaria e 3 linhas de fossos, abertos na rocha alguns delles.

No centro do forte ha um reducto quadrangular, que domina todo o recinto - ha nelle a egreja do presidio, e por baixo della uma grande casa de magnifica abobada, que pode servir de armazém de munições de bocca e de guerra. 

A porta principal do forte está situada na cortina da frente da fortificação, que olha para Elvas; na cortina opposta ha uma porta falsa. 

As suas duas óptimas cisternas podem supprir d' agua, por dois ou três mezes, toda a guarnição, que deve constar regularmente de 300 a 400 homens - incluindo os artilheiros precisos para o serviço das suas 25 boccas de fogo - e a meia distancia existe a copiosa Fonte-Santa, donde ella se poderia prover, reservando para a última extremidade a agua contida nas cisternas. Um caminho em linha recta, com parapeitos e banqueta de ambos os lados, conduz do forte á cidade, sendo por este meio fácil render a sua guarnição frequentes vezes, ou reforça-la convenientemente, quando a urgência do caso o exigir.

O iIlustre general Mathias d'Albuquerque foi o primeiro que reconheceu a necessidade de fortificar este ponto, que nas mãos do inimigo podia ser um perigoso padrasto. Foi elle que ordenou as primeiras obras, e, de feito, em 1658 já se achavam concluídos os quatro baluartes do forte de S. Luzia como hoje se vêem.


Pelo Censos 2011 Elvas conta com 23 087 habitantes

Elvas é uma cidade portuguesa do Distrito de Portalegre

Sem comentários:

Enviar um comentário