quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Lagos e Silves em 1755

História

Lagos e Silves em 1755


Comarca de Lagos


Entende-se que foy fundada esta Cidade (Lagos) por Brigo IV,  Rey de Hespanha 1897 annos antes da vinda de Christo, ao que deo lugar o nome de Lacobriga (Lagos), que conservou nos seculos mais remotos, sendo já Cidade consideravel e fortificada no tempo dos Romanos. ElRey D. Sebastião lhe deo o titulo de Cidade (Lagos) e EIRey D. Manoel, poucos annos antes a tinha ennobrecido com a fabrica dos canos de agua, padrão de immortal memoria para aquelle venturoso Principe. Consta de duas (Lagos) Freguesias da invocação de S. Maria e S. Sebastião, Casa de Misericordia com Hospital, cinco Ermidas e os Conventos seguintes: S. Francisco, Convento de Capuchos Piedosos fundado em 1518. O Convento de Religiosos Trinos fundado cm 1599. Nossa Senhora da Conceição, Convento de Carmelitas descalças fundado em 1557.

(Lagos) Dista cincoenta legoas de Lisboa e (Lagos) he muito abundante de todos os frutos necessários á vida humana, e muito regalada de peixe, principalmente de (Lagos) atuns, que daqui se levam pêra todas as partes do Reyno em grande abundância e quantidade.

(Lagos) Goza de voto em Cortes com assento no banco terceiro, e he o lugar onde (Lagos) residem os Governadores do Algarve. (Lagos) Tem hum competente porto, e da parte da terra, e do mar (Lagos) está fortificada com muita despeza e regularidade, e por todas estas circunstancias, numero e nobreza dos seus moradores e formesura dos seus Edifícios, (Lagos) he das melhores praças e Cidades do Reyno.

Silves

Nesta Comarca se comprehende a Cidade de Silves fundada por huns povos da Lusitania chamados Curetes, quatrocentos e cincoenta annos antes da vinda de Christo. Os mouros a tomarão (Silves) por duas vezes até que correndo o annos de 1188 a conquistou (Silves) ElRey D. Sancho I de Portugal, mas tornando os bárbaros a sitialla a renderão (Silves) e experimentou o seu quarto cativeiro, que durou perto de hum seculo, até que reinando em Portugal EIRey D. Afonso II a conquistou (Silves) a elles o famoso varão D. Payo Peres Corrêa com exercito daquelle Príncipe, pelos annos de 1242, mas ficando (Silves) destruida com tantas hostilidades, permaneceo (Silves) deserta até o anno de 1266, em que a mandou povoar (Silves) ElRey D. Afonso III, concedendo-lhe os mesmos foros, usos e costumes da Cidade de Lisboa.

(Silves) He cercada de fortes muros com formosos edificios, por que algum tempo (Silves) foy Corte dos Senhores Reys deste Reyno. (Silves) Goza de voto em Cortes no banco segundo. (Silves) Tem hua Igreja Parochíal da invocação de S. Maria, Casa de Misericordia (Silves), três Ermidas e hum Convento de Religiosos Terceiros de S. Francisco que tem por orago a N.S. do Paraiso, em que entraram estes Padres pelos annos de 1621. O seu termo (Silves) he dos mais deliciosos que tem o Reyno, (Silves) com muita abundância de frutas de espinho e dos outros géneros, vinhos generosos, pão, caças e gados, e (Silves) comprehende onze freguezias com três mil quarenta e três fogos e nove mil novecentos secenta e quatro pessoas mayores com o Convento de Religiosos Franciscanos da Provincia do Algarve, o de Carmelitas calçados, e o dos Padres Terceiros de S. Francisco com a invocação de nossa Senhora do Desterro, e duas Casas de Misericordia nos lugares da Mexilhoeira, e de Monchique. Conventos desta Comarca:

O de Capuchos da Provincia da Piedade da Villa de Sagres.

Nossa Senhora da Esperança de Religiosos Franciscanos de Villa nova de Portimão fundado em 1541.




 

Descripçam corografica do reyno de Portugal, 1755

Sem comentários:

Enviar um comentário