terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

História: Setúbal em 1755 (Setúbal, Palmela, Alcacer do Sal, Almada)

História

Setúbal em 1755

Comarca de Setuval


Setúbal, Palmela, Alcacer do Sal, Almada

EM trinta e oito gr. e vinte e oito min. de latitude e nove e dezoito min. de longitude, seis léguas distante de Lisboa, em uma enseada que forma o Oceano, onde se mete o rio Sado, está assentada a nobre Vila de Setúbal, fundada conforme a vulgar opinião pelo Patriarca Tubal, 2103 annos antes da vinda de Cristo. Tomaram a (Setúbal) os Mouros aos quais a conquistou D. Fruela, Rei de Leão, pelos anos de 760, e ficando arruinada a mandou povoar de novo no ano de 1170 ElRey D. Afonso Henriques, e seu filho D. Sancho I lhe deu foral (Setúbal), que confirmarão o Senhores Reis seus sucessores. (Setúbal) Tem voto em Cortes com no banco quatro, e quatro igrejas Paroquiais a saber: S. Julião com seiscentos e vinte fogos, S. Maria da Graça com seiscentos fogos, S. Sebastião com oitocentos e setenta fogos, e N. S. Anunciada, e extra muros N S da Ajuda. Tem mais Casa de Misericórdia (Setúbal) com vinte cinco cruzados de renda, dois Hospitais (Setúbal), e os Conventos seguintes: Senhora do Carmo de Carmelitas calçados fundado em 1598. O de Religiosos descalços da mesma Ordem; o dos Religiosos Trinos. O Colegio dos Padres da Companhia, que tem cadeiras de Latim e Teologia Moral, o Convento de S. Domingos fundação delRey D. Sebastião em 1566. O dos Padres descalços de S. Agostinho, o de S. Francisco da Observância da Província de Xabregas, o de Jesus (Setúbal) de Freiras Capuchas da mesma Ordem fundado 1489. O de S. João Convento de Freiras Dominicas fundado em 1529. O de nossa Senhora dos Anjos de Missionários de Varatojo fundado em 1681.

É esta Vila (Setúbal) muito abundante e rica, e habita nela muita fidalguia com grandes morgados, porque o sal, que se fabrica, é uma das espécies de maior lucro em todo o Reino.Os seus dízimos são tão copiosos que se pagam deles vinte e uma Comendas da ordem de Santiago (Setúbal), de cujo mestrado é esta Vila a principal, ainda que o Convento dos Freires está em Palmela. Nesta Comarca (Setúbal) a cinto léguas de distancia de Lisboa e uma de Setúbal está em sitio eminente fundada a nobre Vila de Palmela em trinta oito gr. e trinta e hum min. de latitude e em nove e vinte min. de longitude, em que está o Convento (Palmela) de Freires da Ordem Militar de Santiago com a dignidade de Prior mor, e tem jurisdição quase Episcopal no mesmo Convento (Palmela). ElRey D. Afonso Henrinques foi instituidor (Palmela) de um Priorado dependente dos mestres desta religiosa Milícia dos Reinos de Castela, e assim se conservou até o reinado delRey D. Dinis, o qual pelos anos de 1290, com autoridade do Pontífice Nicolau IV, a separou da sujeição dos mestres Castelhanos e nomeou por primeiro Mestre a Dom João Fernandes, ampliando muito as suas rendas, de sorte que hoje tem sessenta comendas que rendem mais de duzentos mil cruzados, com que ficou sendo tão rica e considerável como a de Castela, que tem quase a mesma renda. O Mestrado desta Ordem está unido á Coroa em perpetua administração. As Vilas desta Comarca (Palmela) que tem voto em Cortes são Alcácer do Sal, e Almada, no Banco sexto, e Palmela no banco treze. Compõem-se de dezoito Vilas com quarenta e duas Freguesias, e perto de dez mil fogos, e trinta duas mil almas e dos Conventos seguintes:

S. António Convento de S. Francisco da Observância de Alcácer do sal fundado em 1524.

Arascooli Convento de Religiosas Franciscanas da mesma Vila de Alcácer do Sal.

O Convento de Recoletos de S. Francisco de Alcochete.

O Convento de Religiosos Arrábidos da Verderena.

Nossa Senhora da Rosa de Religiosos Paulistas fundado em 1413.

O Convento de Religiosos Arrábidos de Palhais, de que foi primeiro Guardião o pasmo da penitencia São Pedro de Alcântara seu fundador em 1542.

O Convento de Religiosos de Santo Agostinho descalços da Sobreda.

O Convento de Religiosos Arrábidos de Caparica.

São Paulo Convento de Religiosos Dominicos de Almada.

O Convento de Religiosos Dominicos de Azeitão da invocação de nossa Senhora da Piedade fundado em 1454.

Nossa Senhora da Conceição de Religiosos Arrábidos termo de Palmela fundado em 1578.

Nossa Senhora da Consolação de Alferrara de Religiosos Paulistas fundado em 1381.

O Convento de nossa Senhora da Arrábida primeira Casa religiosa desta Província, 1542.




Descripçam corografica do reyno de Portugal, 1755

Sem comentários:

Enviar um comentário