quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Torre de Moncorvo em 1755

Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo em imagem de1848


História


Comarca da Torre de Moncorvo

Em 41 gr. e 2 min. de lat. e 11e 6 min. de long. entre os rios Douro, e Sabor está assentada a nobre Vila da Torre de Moncorvo oitenta legoas distante de Lisboa. Foi fundada por ElRey D. Sancho Il pelos anos de 1216. EIRey D. Diniz lhe deu foral, que depois reformou ElRey D. Manuel em quatro de Maio de 1512.


Tem voto em Cortes com assento no banco treze e nela tem a sua habitação muita e antiga nobreza com notável policia, e distinção no seu tratamento. Os edifícios publicos consistem na Igreja Matriz de nobre arquitectura, dedicada a N. Senhora da Assunção, um Hospital, e extramuros o 9)Convento de S. António dos Capuchos fundado em 1569.

Nesta Vila de Torre de Moncorvo está o armazém, e feitoria dos linhos, e canhamos, que se criam nos campos da Vellariça, fecundados pelas inundações do Douro, e é a cultura de maior importância, que tem o Reino para apresto das armadas, por ter qualificado o uso a sua bondade e fortaleza. Uns annos por outros se recolhem 160 mil arráteis de linho, e se se encanarãem as águas, que mudando frequentemente o seu curso, alagam, e destroem os linhos semeados, se tirara muito maior lucro em utilidade da Provincia, e do Reino todo.

Esta Comarca consta de vinte e seis Vilas, cento e oitenta e duas Freguezias, vinte mil fogos, e perto de sessenta mil almas. Estendese por espaço de dezaseis legoas ds Norte a Sul, e quasi outras tantas de Leste a Oeste.

Os Conventos que nela se acham são os seguintes.

N. Senhora do Vilar da Congregação do Oratório no termo da Torre de Moncorvo.

O Convento de Religiosos Trinos termo de Vilarinho da Castanheira fundado em 1500.

O de Religiosas de S. Bento da Vila de Murça de Panoyas.






Mais sobre Torre de Moncorvo em:




Descripçam corografica do reyno de Portugal, 1755

1 comentário: