quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

História: Comarca de Valença em 1755

História




Comarca de Valença em 1755 

Está a sua Vila Capital assentada nas margens do rio Minho na raia setentrional desta Província em 42 gr. e 5 min. de latit. e 10 e cinco min. de long. defronte da Cidade de Tuy, da qual dista pouco menos de tiro de canhão, da Cidade de Lisboa 68 léguas. Foram seus povoadores os Capitães companheiros do invencível Português Viriato, que depois de obrigar á paz ao Cônsul Romano Decio Junio Bruto, formaram esta retirada contra a sua cautelosa perfídia, cento e trinta e seis anos antes da vinda de Cristo.

Deu-lhe foral EIRey D. Afonso II em 1217, e foi a primeira terra do Reino, em que recaio o titulo de Marquesado com a singularidade de ser seu primeiro Marquês o Senhor D. Afonso primogénito do primeiro Duque de Bragança. Hoje tem o mesmo titulo sobre esta Vila D. Francisco de Portugal oitavo Conde de Vimioso primeiro Marquês de Valença por mercê do Senhor Rei D. João V que procede por varonia da Sereníssima Casa de Bragança, e é uma das pessoas mais eruditas, que neste século tão copioso de grandes talentos floresce neste Reino.

A Igreja Matriz da invocação de S Estêvão é uma das cinco Colegiadas desta Província do Minho, que se compõem de quatro Dignidades, Chantre, Mestre Escola, Tesoureiro e Subchantre com nove Cónegos, data tudo da (...) Primaz, e os rendimentos de todas competentes á barateza do país. Fora dos muros tem o 1)Mosteiro de S. Salvador de Ganfei da Ordem de S. Bento fundado pelos anos de 691.

O 2)Convento de S. Clara de Religiosas Franciscanas, e outra Paroquia da invocação de S. Maria dos Anjos, que compreende parte dos moradores da Vila, e os do lugar Orgeira, que lhe fica pouco distante.

Tem voto nas Cortes com assento no banco dez, e na Comarca se compreende a Vila de Caminha, que goza mesmo privilegio com assento no banco treze. Contam-se nela três Vilas, e dois Coutos com cinquenta Freguesias compostas de perto de dez mil fogos e de trinta mil almas, e os Conventos seguintes.

O Convento de Religiosos Franciscanos de S. Antonio de Caminha fundado pelos annos de 1618.

S. Salvador de Paderne de Cónegos Regrantes, 1130.

S. Maria de Feaens de Religiosos de S. Bernardo, 1150.



Sem comentários:

Enviar um comentário