sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Viseu em 1755



História

Viseu em 1755



Comarca de Viseu

A Cidade Capital desta Comarca foi fundada pelos Tundulos quinhentos anos antes da vinda de Cristo em quarenta e seis legoas de distancia da Corte de Lisboa, treze de Coimbra e onze da Guarda, entre as correntes do Vouga e do Mondego, que regam e fertilizam a sua Comarca com cristalinas e abundantes águas, e a provêm de gostosos e regalados peixes. Tem voto em Cortes com assento no banco segundo, casa de Misericórdia com Hospital e um Convento da invocação do Bom Jesus de religiosas de S. Bento fundado em 1592, outro da Congregação do Oratório de S. Filipe Neri, e o de Religiosos Franciscanos Capuchos da Província de S. António fundado em 1410.

É povoação de novecentos fogos dividida pelas Freguesias de S. Martinho, S. Miguel e a de N. Senhora da Assumpção, que he a Catedral, templo de grande antiguidade, e formosa architectura, ricamente guarnecido com preciosos ornamentos, e grande serviço de prata lavrada. Há nela trinta e três Prebendas, quatro que se separam para a fabrica, seis que andam unidas ás Dignidades, que são Deão, Chantre, Tesoureiro mor, Mestre Escola, Arcipreste, e os Arcediagos do Bago, de Pendello, e de S. Pedro de França, que não tem Prebendas. As Conesias são dezoito, e dez os meios Cónegos. Os rendimentos da Mesa Episcopal chegam a quarenta mil cruzados; os Prelados, que até agora teve são em numero de quarenta e dois, e toda a Diocese consta de duzentas e noventa Freguesias.

ElRey D. João I fez Duque desta Cidade a seu filho o Infante D. Henrique, o que com seus feudos Methematicos adiantou tanto a navegação de mares até então reservados ao conhecimento dos homens, de que resultaram as conquistas, que tanta reputação, e utilidades deram a este Reyno e a todas as naçoes Europeias que inclusivamente se forçam aproveitando dos mesmos descobrimentos. Depois a teve como mesmo titulo de Duque o Infante D. Fernando Mestre das Ordens de Cristo, e San Tiago, e pai do felíscissimo rei D. Manuel I e único deste nome entre os Monarcas Portúguezes.

Na Comarca se alistam cem companhias de Ordenanças; consta toda ela de vinte Vilas, vinte e nove Concelhos, e dois Coutos, em que se contam cento e oitenta e Freguesias com perto de trinta e seis mil fogos e de cem mil almas, e os Conventos seguintes:

O Mosteiro de Freiras de S. Bento da Vila de Ferreira de Aves.

O de religiosas Dominicas da Vila de Sátão.

S Christovão Convento de Religiosos Bernardos no Concelho de Lafões fundado pelos anos de 1120.






Portugal antique illustration, pictures, images, photos
Viseu, História

Sem comentários:

Enviar um comentário