Cão da Terra Nova salva jovem dono
Notícia de 1837
O cão da Terra Nova
Este animal forte, intelligente, e docil, о mais nobre da raça canina, he natural do país de que toma о nome, е pode ser considerado como huma especie particular. Os cães, que ordinariamente vemos com o nome da Terra Nova, são muí inferiores a todo o respeito áquelles que se encontram no seu estado natural; não obstante são elles sempre amigos fiéis e valentes, apezar de não mostrarem ternura exagerada, turbulencia, ou de humor. Este bom animal, em casa, estende-se a vossos pés, dirige seus olhos sobre o vossos, e espera hum simples aceno, hum movimento de vossos labios lhe diga - Vamos para fora. - Entao segue a passos lentos seu amo, delle se nao afasta para vagamundear com outros cães, e parece a todos que o vêem hum priguiçoso, ou pelos menos hum indolente -, mas chegada a hora do perigo, então he que he ve-lo. Se he atacada a pessoa a quem acompanha, em hum momento seu e herissa, elevam-se-lhe as orelhas, brilham-lhe os olhos, rangem-lhe os dentes; e num abrir e fechar d'olhos, salta ao pescoço do agressor, e o prostra por terra.
O cão da Terra Nova he empregado pelos habitantes daquelle paiz na condução das madeiras do interior para a costa; tres ou quatro cães, presos a hum carro, puxam por muitas leguas, e com facilidade, oito a dez arrobas de madeira; são tão destros neste serviço, que não necessitam de guia; e logo que os descarregam, voltam de motu proprio para os bosques, esperando receber alguma coisa de comer, em recompensa de seu trahalho. Mesmo entre nós, o cão da Terra Nova deseja sempre que o empreguem, e com prazer leva pendentes da boca as coisas que se lhe confiam, e seria perigoso tentar sua fidelidade.
Muitos factos se contam que attestam a fidelidade do cão da Terra Nova, tanto nos perigos imminentes, como mesmo além do túmulo; o seguinte he hum dos exemplos mais notaveis que conhecemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário