HISTÓRIA DA CASA DOS BICOS
Lisboa
1º Quando foi edificada a Casa dos Bicos?
2º Acabou-se ou foi embargada?
3º Teve ou não teve diamantes?
4º Se os não teve, porque se chama nos livros impressos "casa dos diamantes"?
5º Em que tempo residiu nela o grande Afonso de Albuquerque?
6º Porque pertence hoje esta casa a um dos vínculos do antigo secretário de guerra?
7º Acaso viria parar esta casa á familia dos Albuquerques por aliança matrimonial de algum destes fidalgos, como parenta dos ascendentes do doutor Lourenço Martins Bacalhau, apelido ilustrado da magistratura portuguesa?
8º Era bacalhoeiro o pai ou avô do doutor Martins Bacalhau, homem rico, como sempre foram entre nós os deste comércio, e por isso esta casa serve há séculos de armazém de bacalhau, como quem puxa para os seus e não degenera?
9º Porque é que a fazenda nacional pôs a Casa dos Bicos em praça, no tempo da infanta regente?
10º Como é que por este casebre deu o honrado e já falecido bacalhoeiro Caetano Lopes da Silva 14 500$000 rs. em praça, e depois lhe foi pedida judicialmente?
11º Explica-se bem a generosa abnegação com que o dito Caetano Lopes abriu mão da Casa dos Bicos, logo que a sua arrematação se pôs em litígio, não querendo nunca pedir á fazenda nacional a restituição dos 14 contos, e a sisa que por ela pagára na superintendencia das décimas do bairro de Alfama? Louva-se a bizarria deste honrado homem do povo.
12º Em conclusão, muita parte da tradição e das conjecturas a respeito da Casa dos Bicos, virão a ficar em águas de bacalhau, género cujo depósito tem sido há tantos anos?
Sem comentários:
Enviar um comentário