quarta-feira, 15 de junho de 2011

História: D. Domingos Jardo, bispo de Lisboa



História

Lisboa

D. Domingos Jardo, bispo de Lisboa 

Num pobre lugar chamado a Jarda, três léguas de Lisboa para a parte do ocidente, nasceu de pais pobres e humildes o bispo D. Domingos Jardo; sendo de poucos anos fugiu de casa de seus pais a buscar ventura; estudou na universidade de Paris, e fez grandes progressos nas letras; e por elas. voltando a Portugal. conseguiu singulares estimações, e grandes dignidades; foi bispo de Évora, e depois de Lisboa, e chanceler-mór do reino, cargo naqueles tempos de suma reputação. Logrou graça d'elrer D. Afonso III, e muito mais a d'elrei D. Dinis; a este persuadiu que fundasse em Lisboa uma universidade, como fez, com grande gloria da nação portuguesa, não menos insigne no estudo das letras, que nos empregos do valor.

Já nos seus últimos anos se quis dar a conhecer a sua mãe, que ainda vivia; logo que voltou a Portugal, e começou a ter rendas, lhe mandava por terceira pessoa uma mesada competente, para se poder sustentar sem miséria; agora quis ir pessoalmente, e entrou com grande acompanhamento na pobre casa onde nascera. Ficou a mãe pasmada com tal hóspede, mas ele a sossegou dizendo: «Que trazia toda a prevenção necessária de mesa e cama, e que só queria pousar aquela noite ali.» Sentou-a a par de si, e cearam ambos com grande alegria do bispo, perturbação da velha, e admiração dos criados; mandou a estes para fora, e foi travando prática com a mãe, até que lhe perguntou pelos filhos que tivera; e referindo ela outros, chegou a falar no mais moço, chamado Domingos, «o qual (dizia) fugira de casa, sendo mancebo, e que nunca mais tivera novas dele.» Então se declarou o bispo, e se lhe deu a conhecer ,com tantas lagrimas de alegria, e tantas demonstrações de ternura e de afecto recíproco, quantas pedia uma tamanha novidade.

Fundou o bispo D. Domingos o hospital de Santo Eloy, que depois foi convento da congregação do Evangelista chamado dos Loyos, e nele foi sepultado; faleceu em 16 de dezembro de 1293.

Sem comentários:

Enviar um comentário