quarta-feira, 15 de junho de 2011

História: Igreja da Conceição Velha em Lisboa, imagem de 1867


História

Lisboa 

Igreja da Conceição Velha

Real colegiada de Nossa Senhora da Conceição 

Afirma-se que este templo, conhecido pelo nome de Igreja da Conceição Velha, foi sinagoga dos judeus. Fundou-a o nosso afortunado monarca El Rei o Senhor D. Manuel. Tem uma só nave, com a porta principal para o poente; e outra que dava serventia para o sul.

É curiosa a descrição que do Padre António Carvalho e vamos transcrever da sua Corographia portugueza:

«Tem boas capelas, limpas e curiosamente adornadas, a saber: a capela-mor, com excelente tribuna, toda dourada, obra do Senhor Rei D. Pedro II, que deu a esta Igreja muitas peças de prata e ouro, e ricos ornamentos. Nesta capela-mor está a milagrosa imagem de Nossa Senhora da Conceição, que antigamente se chamava do Rastello, e estava em uma ermida no lugar de Belém, onde hoje está fundado o convento que foi dos frades Jeronimos. As outras capelas são a do Santíssimo Sacramento, a de Nossa Senhora da Piedade, imagem milagrosa, a de Nossa Senhora da Atalaia, a de Nossa Senhora da Luz, a de Nossa Senhora das Neves, a do Senhor Jesus, onde está Nossa Senhora do Rosário, ea de S. Braz, onde estão Santo Inácio e S. Bazilio. Todas estas capelas estão da parte do Evangelho.

«As da parte da Epistola, começando do cruzeiro, são a do Espirito Santo, a das Almas, onde estão S. Jeronimo, S. Miguel, e S. Leonardo, a de Santa Catarina, e de Santa Ana, S. Joaquim, e Nossa Senhora, e a de Nossa Senhora da Appresentação, junto da porta travessa.»

Este breve resumo explica assaz a antiguidade do templo. Era nele que se armavam os cavaleiros militares, como cabeça que era da ordem de cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo. A nossa estampa representa o templo pelo lado sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário