História
Sertã
Imagem de 1850
A vila da Sertã foi fundada por Sertório, 74 anos antes da vinda de Cristo, chamando-se então Certago, depois Certagem, e hoje Certã. Pouco tempo dcpnis de Sertório haver lançado os fundamentos a esta vila, e ter concluído o seu castelo, vieram os romanos, inimigos deste famoso herói, para destruírem a nova povoação; nesta refrega mataram um cavaleiro principal, marido de Celinda, a qual, desesperada com a nova da morte de seu marido, a tempo que os inimigos entravam de tropel no castelo, resoluta lhes saiu ao encontro, e lhes atirou aos olhos uma sertã, cheia de azeite fervendo, em que fritava ovos; os romanos atónitos pela nova espécie de ataque, recuam, e por esta forma lhes é vedada a entrada do castelo. Assim deteve os inimigos até chegar socorro dos lugares vizinhos, vingando, com este varonil feito, a sua pátria e a morte de seu esposo.
Desta acção tomou a vila por armas uma sertã, aludindo a este sucesso, com a letra em roda: Certago sternit cerlagine hostes. Do castelo só existe o sitio, conservando-se até há poucos anos a porta onde se praticou aquela acção, que devia ali existir há 1900 anos - foi demolida e as pedras serviram para reparo do arco de uma ponte!
Foi reedificada esta vila em 9 de maio de 1111 pelo conde D. Henrique, que lhe concedeu grandes foros e liberdades. Fica a 7 léguas ao norte de Tomar. É cabeça de comarca, pertence ao distrito de Castelo Branco, e ao priorado do Crato.
É cercada por duas grandes ribeiras, a da Sertã e a de Amioso, que se juntam ambas ao fundo da vila, próximo à cerca do extinto convento, ficando a vila em forma de uma grande península, pois que para ela só se pode entrar por terra por um só lado, e pelos mais a vau, ou por três pontes que lhe dão cómoda entrada; entrando-se pela principal destas três pontes se depara com um espaçoso o formoso largo - a Carvalha - povoado de muitas árvores, que o fazem mui ameno e vistoso, ajudando para isto o ser bordado por dois lados com uma das ribeiras, e por outro, a todo o comprimento, com o muro da cerca do convento; foi este extinto convento fundado por Fr. Christovão de S. José em 2 de maio de 1635.
A vila com todo o concelho, contém 3150 fogos, e ao prior da matriz, como vigário da vara, estão sujeitas 14 freguesias. Colhe bastantes cereais, muito azeite, vinho e castanha; tem 4 feiras no ano e grande mercado em todos os sábados.
Tanto a vila como seu termo, têm sido berço de ilustres heróis, em armas, letras e virtudes; dela foi natural o Padre Sebastião de Santa Teresa, da ordem dos carmelitas descalços, que na sua religião, foi o primeiro geral neste reino, alguns bispos, e no presente o de Macau.
A igreja que mostra a estampa, é a matriz, cujo orago é S. Pedro; está colocada em sítio bastante elevado, de onde se avista quase toda a vila, e bastante campo; o adro plano e extenso, que circunda a igreja, por ser no cume de um outeiro, é sustido em redondo por um forte e alto muro; o terreno é plantado de árvores, que o fazem muito belo e ameno.
Entre as freguesias do termo desta vila, sobresai a todas - como a mais linda, rica e nobre - a de S. Sebastião de Cernache do Bomjardim. Entre elass sobressai um convento, hoje tornado palacete, que, com a cerca, é uma linda vivenda, denominada Quinta Águias; é também muito notável o extinto seminário, conhecido por Seminário de Sernache do Bomjardim. Está este seminário, que não chegou a acabar-se, mas não deixa de ser um belo edifício, edificado no parque do Bomjardim, que contém bastante terra de cultivo, pomares, e uma grande mata de castanheiros. Sobre tudo se ufana esta freguesia por ser a pátria do do prior do Crato D. Álvaro Gonsalves Pereira, o grande e nunca esquecido 2º condestável do reino, o herói D. Nuno Álvares Pereira, que nasceu no Bomjardim a 25 de Junho de 1360, e morreu em Lisboa no ano 1430 - do qual este povo conserva o retrato na sala despacho da freguesia.
JOSÉ CASIMIRO FRAGOSO SERRANO
***
Pelo Censos 2011 a Sertã conta com 15927 habitantes
Sertã é uma vila do distrito de Castelo Branco
Freguesias da Sertã
Cabeçudo, Carvalhal, Castelo, Cernache de Bonjardim, Cumeada, Ermida, Figueiredo, Marmeleiro, Nesperal, Palhais, Pedrógão Pequeno, Sertã, Troviscal, Várzea dos Cavaleiros
Eleições Autárquicas - 11/10/2009
Votação por Partido na SERTÃ
PSD: 50,9% - 4 mandatos
PS: 36,2% - 3 mandatos
Candidatos Eleitos pelo Circulo: Sertã
PPD/PSD - José Farinha Nunes
PS - José Paulo Barata Farinha
PPD/PSD - Fernando da Silva Farinha
PS - Victor Manuel do Carmo Cavalheiro
PPD/PSD - Cláudia Sofia Farinha André
PPD/PSD - Rogério António Farinha Fernandes
PS - Maria do Céu Cardoso Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário