sexta-feira, 16 de setembro de 2011

História de Arganil e imagem do antigo brasão





História de Arganil e antigo brasão (imagem de 1860)

A VILA DE ARGANIL 


Não há noticias positivas sobre a origem desta vila, mas não se pode duvidar de que é muita antiga. Se dermos credito a uma tradição que corre como certa entre os seus moradores, foi fundada pelos romanos e chegou a ser sob o seu domínio uma cidade florescente com o nome de Argos. Os moiros, na sua invasão, arruinaram- na e depois povoaram-na de novo denominando-a Arganil; porém não readquiriu a sua anterior prosperidade. padecendo igualmente muito nas guerras que determinaram a expulsão dos árabes.

Na verdade algumas circunstancias há que vêem em abono da tradição. O achado de varias moedas romanas, de oiro e prata, no começo do século passado (18) e por ocasião de se abrirem uns alicerces na vila, é um fundamento senão irrecusável, pelo menos muito plausível para supormos que ali existira uma povoação romana. A doação que a rainha D Teresa, mãe de el rei D. Afonso Henriques, fez desta vila à sé de Coimbra, prova exuberantemente que a sua origem é anterior á monarquia.

Esta doação não teve o seu devido efeito, ou por que a doadora mudasse de disposição, ou porque a vila tornasse ao poder dos árabes. O que é certo é que no ano de 1219, era senhor dela Afonso Pires de Arganil, o que trouxe as cabeças dos cinco Santos Mártires de Marrocos para a igreja de Santa Cruz de Coimbra.

Reinando D. Afonso IV tornou esta vila para a coroa, por transacção feita entre este monarca e uma neta de Afonso Pires, que tinha sucedido naquele senhorio.

Dada em dote pelo mesmo rei a sua neta a infanta D. Maria, filha de D Pedro I e de sua primeira mulher a infanta D. Constança, quando foi casar com o infante D. Fernando de Aragão; revertida outra vez para a coroa, por ter falecido esta princesa sem sucessão, foi novamente doada por el rei D. João I a Martim Vasques da Cunha, no ano de 1423. Nove anos depois. obtidas as necessárias licenças, fez este ultimo troca da vila de Arganil pela de Belmonte, que pertencia á sé de Coimbra, e assim veio ao senhorio da mitra conimbricense.

Querendo D. Afonso V recompensar os bons serviços que lhe prestou o bispo de Coimbra, D. João Galvão, acompanhando-o na sua jornada de África, nomeou-o conde de Arganil em 1471, ordenando que todos os seus sucessores gozassem do mesmo titulo. El rei D Manuel foi quem deu o foral a esta vila.

Assentada em uma campina, cercada de montes e cortada por duas ribeiras, que vão entrar no rio Alva, a vila d Arganil dista de Coimbra sete léguas para o lado do nascente. Tem boas ruas e uma só paroquia, cujo orago é S. Jens. A casa da misericordia foi edificada no século XVII. Dentro em si e nas vizinhanças, conta varias ermidas, algumas das quais são mui venerados santuários a que concorrem muitos cirios e romagens, sendo o principal o de Nossa Senhora de Monte Alto, assim chamado por estar a sua ermida fundada na coroa de um elevado monte.

Possuem aqui os bispos de Coimbra um bom palácio, com uma capela de três naves, situados junto á vila. Esta fundação foi obra de D. Fernando Rodrigues Redondo, no século XIV, o qual era então senhor de Arganil por sua mulher D. Senhorinha Afonso, neta do primeiro donatário, de quem acima falamos.

As duas ribeiras que lhe cortam os campos vizinhos, e o rio Alva que, nascendo na serra da Estrela, aí passa próximo no seu curso para o Mondego, fazem os seus arrabaldes aprasiveis e muito produtivos. A sua principal cultura consiste em cereais, legumes, azeite, vinho e castanhas. O rio Alva abastece a vila de bogas, trutas, lampreias e saveis. 

Arganil tem por armas um escudo com uma amoreira. A sua população não é inferior a mil e setecentas almas.

Arganil tem mercado no segundo domingo de cada mês e três feiras anuais; a primeira começa no quarto domingo da quaresma; a segunda no dia 24 de Junho; e a terceira a 6 de Setembro.

Por Ignacio de Vilhena Barbosa


***

Pelo Censos 2011 Arganil tem 12 119 habitantes

Arganil é uma vila do Distrito de Coimbra

As freguesias de Arganil são as seguintes:
Anceriz, Arganil, Barril de Alva, Benfeita, Celavisa, Cepos, Cerdeira, Coja, Folques, Moura da Serra, Piódão, Pomares, Pombeiro da Beira, São Martinho da Cortiça, Sarzedo, Secarias, Teixeira, Vila Cova de Alva

Eleições Autárquicas - 11/10/2009


Votação por Partido em ARGANIL

PSD: 4734/58,6% - 5 mandatos
ACF: 1433/ 17,7% - 1 mandato
PS: 1432/ 17,7% - 1 mandato


Candidatos Eleitos pelo Circulo: Arganil

PPD/PSD - Ricardo João Barata Pereira Alves
PPD/PSD - Avelino de Jesus Silva Pedroso
PPD/PSD - António Gonçalves Cardoso
A.C.F. - Rui Miguel da Silva
PS - Eduardo Miguel Duarte Ventura
PPD/PSD - Luís Paulo Carreira Fonseca da Costa
PPD/PSD - Paula Inês Moreira Dinis



Sem comentários:

Enviar um comentário