Relíquias Sagradas em Portugal - Alcobaça
No Título I estão: relíquias da esponja do Senhor, da Coluna, do Santo Sepulcro, da palmeira que deu tâmaras quando o Senhor ia para o Egipto; da Púrpura que lhe vestiram; do Santo Sudário; da Mesa em que celebrou a Ceia com seus Discípulos; e um pedaço do Santo Lenho.
No Título II estão cabelos da Virgem Maria, Nossa Senhora e uma unha sua; dos seus preciosos vestidos; do seu sepulcro; relíquias das onze mil Virgens e de outras Santas.
No Título III está parte de um braço de S. Sebastião; relíquia de S. Vicente; um olho de S. Lourenço; outro (olho) de S. Brás; um dedo de S. Félix, Mártir; um dente de S. Cristóvão e relíquias de outros Santos Mártires.
No Título IV estão roupas dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo e de outros Apóstolos.
No Título V estão dentes de S. Bernardo, roupas suas e de S. Bento; da capa de S. Domingos; um pedaço do braço de S. Malaquias Bispo e relíquias de outros Santos Pontífices.
Num relicário grande, guarnecido de prata, estão cabelos da Madalena; um pedaço da estola com que foi sepultado S. Bernardo; da mitra de S. Edmundo; da barca em que veio o glorioso corpo de S. Vicente; do cilício de S. Tomás de Cantuária; um osso de Santo Alexandre; relíquias de S. Zacarias, pai do Santo Baptista; do hábito de S. Francisco; e relíquias das onze mil Virgens.
Noutro relicário triangular estão relíquias de S. Malaquias Bispo; de S. Bernardo; de S. Guilherme; um osso de Santa Maria de Torrosa; e outras relíquias.
No relicário do Agnus Dei há relíquias da Coroa de Cristo, cabelos de Maria Santíssima; ossos de S. Lourenço; um dente de S. Vicente Mártir; do cilício de S. Bartolomeu; do prato em que se pôs a cabeça do grande Baptista quando o degolaram; relíquias de Santa Bárbara, Santa Águeda, Santa Margarida, S. Brás, S. Marcelo e outros santos.
No relicário de feitio de arca, guardam-se relíquias de Santa Marinha, de S. Jorge, de S. Nicolau, de S. Gregório Papa, de S. Cipriano e de S. Simeão; das varas que açoitaram a Cristo; do seu Santo Sudário e das pedras do monte Calvário. Noutros relicários há inumeráveis relíquias, que por não terem letreiros não se sabe de quem são.
Neste Convento e na Casa do Capítulo, jazem os veneráveis ossos de S. Domingos Martins, décimo quinto Abade desta esclarecida Ordem, entre as mais sepulturas de outros Abades seus predecessores, com o prodígio de que as pedras das sepulturas dos outros, pelo tempo de inverno, se fazem denegridas em razão do sítio; porém a deste Santo Abade permanece alva, por cuja causa lhe chamam a sepultura santa.
Sem comentários:
Enviar um comentário