quarta-feira, 5 de outubro de 2011

História das Ordens Religiosas em Portugal - Carmelitas Descalços Alemães

História das Ordens Religiosas em Portugal - Carmelitas Descalços Alemães


Introduziram-se estes Religiosos em Portugal em 1708, ano em que a soberana Rainha D. Mariana de Áustria chegou a este Reino. Considerou esta piedosa Princesa o quanto era preciso haver aqui Religiosos que administrassem os Sacramentos, especialmente o da penitência, aos indivíduos da nação alemã residentes em Lisboa e, este zelo Católico e amor nacional, a persuadiu a comunicar este pensamento ao Padre Frei Leopoldo de Santa Teresa, Carmelita Descalço Alemão, que tinha vindo por companheiro do Bispo da Pérsia, Frei Elias.

Com este projecto, mandaram vir da Alemanha mais três Religiosos e alugaram umas casas junto à Ermida de S. Pedro Gonçalves, no largo do Corpo Santo, onde estiveram alguns anos exercendo com grande caridade o ministério para que foram destinados.

Depois passaram-se para a Ermida da Ascensão de Cristo, que está na calçada do Combro e, no ano de 1723 mudaram-se para umas casas sitas ao pé do monte de Santa Catarina, nas quais habitaram até ao ano de 1737, no qual a soberana Rainha, depois de vencer certos embaraços, mandou ali mesmo fundar a 26 de Março um Templo dedicado ao glorioso Mártir S. João Nepomuceno e a Santa Ana, com um Hospício para os ditos Religiosos da Província de Áustria, onde presentemente (século 18) residem sujeitos ao seu Padre Geral da Congregação de Itália, em grande benefício espiritual da nação Alemã.

Sem comentários:

Enviar um comentário