quinta-feira, 10 de novembro de 2011

História de Penamacor e imagem de 1860 do antigo brasão



História de Penamacor e imagem de 1860 do antigo brasão

A VILA DE PENAMACOR


Sentada num cabeço penhascoso, na província da Beira Baixa, distrito administrativo de Castelo Branco, a vila de Penamacor dista nove léguas nordeste da cidade capital do distrito e pouco de duas da fronteira da Estremadura Espanhola.

Fundou-a el rei D. Sancho I e deu-lhe foral pelos anos de 1189. Tinha voto nas antigas cortes, sentando se os seus procuradores no banco décimo primeiro. As suas armas são: em campo vermelho, uma espada e uma chave e, no meio delas, crescentes contrapostos.

El rei D. Afonso V fez conde de Penamacor a D. Lopo de Albuquerque. A rainha, senhora D. Maria II, renovou este titulo em 1844, na pessoa do senhor António de Saldanha Albuquerque Ribafria, descendente do conde D. Lopo e do ilustre vice rei da Índia D. João de Castro.

É esta vila praça de armas. As suas fortificações são irregulares, por causa dos acidentes do terreno. As que existem, foram feitas por ocasião da guerra da restauração de 1640. Compõem-se de cinco baluartes e três meios baluartes. No sitio mais alto, para o lado do sul, levanta-se o velho Castelo edificado sobre fragas e dominando toda a praça e terrenos vizinhos. Atribui-se a sua fundação a D. Gualdim Pais, mestre dos Templários, algum tempo antes que D. Sancho I fundasse a vila.

Tem esta três paroquias, intituladas Santa Maria, S. Pedro e Santiago, casa da Misericordia, hospital e varias ermidas. Fora dos muros, para o lado do ocidente, está o edifício do extinto convento de frades capuchos.

Fazem-se nesta vila três feiras anuais; a primeira a 28 de Agosto, a segunda a 21 de Setembro e a ultima a 30 de Novembro.

O terreno produz cereais, pela maior parte centeio,o legumes, vinho, azeite, linho, cera e mel. Cria algum gado e abunda em caça, principalmente a serra do Salvador, que é afamada pela grande quantidade de coelhos, lebres e perdizes que nela se encontram.

A vila de Penamacor encerra uns três mil habitantes.

Por Ignacio de Vilhena Barbosa
***

Pelo Censos 2011 Penamacor conta com 5652 habitantes

Freguesias de Penamacor 

Águas, Aldeia de João Pires, Aldeia do Bispo, Aranhas, Bemposta, Benquerença, Meimão, Meimoa, Pedrógão de São Pedro, anteriormente apenas Pedrógão, Penamacor, Salvador, Vale da Senhora da Póvoa

Sem comentários:

Enviar um comentário