História: As Dez Portas de Évora
É esférica a figura da cidade de Évora antiga e girava 3452 passos, antes das novas fortificações que lhe mandou fazer el Rei D. Pedro II. Chegou a contar com 14 mil vizinhos, no auge das suas glórias, mas hoje (1728), com as fatalidades da peste e da guerra e muito mais com a ausência da Corte, chora o ver diminuída a maior parte deste grande número,
Dez portas tinham os muros com que a cercaram os Reis D. Afonso IV, D. Pedro I e D. Fernando. Eram: a da Lagoa, Avis, Moinho de Vento, Traição, Machede, Mendo Esteves, Mesquita, Rossio, Raimundo e Alconchel. Hoje (1728) só restam sete; porque a de Machede se fechou com o novo forte; e as da Traição e Moinho de Vento se incorporaram na cidade com a construção dos Colégios da Purificação e Espírito Santo.
Cinco tinha a antiga no tempo de Sertório. De duas dura o nome sem portas; são aquelas a Nova e a de Moura; é esta o Arco de D. Isabel, por onde entrou o vitorioso Giraldo.
Giravam as primitivas muralhas em 3452 passos da seguinte maneira: da porta do Rossio, por corresponder ao de S. Brás, até à do Raimundo, que tomou o nome de um fidalgo eborense que tinha o seu palácio na rua vizinha, 488 passos; desta à de Alconchel (nome corrupto do árabe Alcoucel, que significa capelo, cúpula ou coruchéu), nome que deram os mouros àquela rua por nela se situar uma torre com um coruchéu muito alto, 300 passos. Desta à da Lagoa, que tomou o nome da que lhe ficava vizinha, 532 passos; desta à de Avis, que como a de Machede tomou o nome da vila a que corresponde a sua entrada, 370 passos. Desta à que tinha antigamente um Moinho de Vento, 416 passos. Desta à da Traição, vizinha do nosso Colégio, 154 passos; desta à de Machede, 262 passos; desta à de Mendo Esteves, fidalgo que morava próximo, 190 passos; desta à da Mesquita, por ser contigua à dos Mouros, 370 passos; e desta à do Rossio, 370 passos.
Este muros antigos começaram a revestir-se com cortinas, fossos e baluartes por D. João IV e D. Pedro II, construção que ainda hoje (1728) continua e que aumenta muito o tamanho da cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário