terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pescadores de Ílhavo em Lisboa (imagem de 1860)




Pescadores de Ílhavo em Lisboa (imagem de 1860)

Todos sabemos que durante os meses da pesca, grande parte da povoação marítima de Ílhavo vai lançar as redes por essas costas de Portugal, e que para Lisboa vem muitas companhas. As praias, desde a torre de Belém até Paço d Arcos, são a paragem onde mais se encontram homens e mulheres dessa tribo, que constitui um tipo individual no nosso país.

(...)

O velho ovarino, que passava a maior parte das noites fora da barra na pescaria, desforrava- se ao jantar em galhofar com os bisnetos, os quais, logo que ouviam as badaladas, iam-no, esperar mais a mãe, que igualmente a essa hora recolhia da venda com a sua canastra, que era também, quando já vazia do peixe, berço do filhinho que andava criando.

(...)

Como aquela gente, sem eira nem beira, sempre fora de casa agenciando a vida, cria os filhos trazendo-os constantemente, ora nos braços, ora ao peito ora á cabeça, sem cansaço, sem enfado, alegre e risonhamente, pareceria coisa fabulosa, se não soubéssemos que o amor de mãe obra prodígios, e vence todos os outros amores, até o da gloria.

O sr. Anunciação é verdadeiro em todas as suas copias do natural. Nesta varina, ou ovarina, se vê. Aqueles desvelos e carinho pela filha, embalada em humilde canastra, não são inferiores aos que pôde desfrutar a infância opulenta, acalentada por amas e aias em berços cortinados.

Esta pintura sobre ter o mérito de representar os trajos graciosos daquela povoação marítima, é de mui correcto desenho, e de exacta perspectiva, como tem todos os quadros do sr. Anunciação, paisagista já admirável, e que tem diante de si um largo futuro, se lhe proporcionarem os meios de fazer uma viagem fora do reino, onde o seu talento poderá tomar altíssimos voos.

Archivo pittoresco, Volume 3, 1860

 

1 comentário:

  1. Felizmente no sec XIX há diversos gravuristas e tb pintores que nos mostram os Ilhavos em diversos pontos do Tejo e Sado...e como tb se iniciou a fotografia tb aparecem interessantes fotos...

    Antonio Angeja

    ResponderEliminar