domingo, 20 de abril de 2014

Escândalos Reais: Quando Jorge I da Grã-Bretanha mandou matar o amante da mulher

Escândalos Reais: Quando Jorge I da Grã-Bretanha mandou matar o amante da mulher

Jorge preferia a companhia da sua amante, Melusine von der Schulenburg, com quem teve duas filhas em 1692 e 1693; enquanto isso, Sofia Doroteia teve seu próprio romance com o conde sueco Filipe von Königsmarck. 

Ameaçados com um escândalo, a corte hanoveriana, incluindo os irmãos de Jorge e Sofia, imploraram sem sucesso para que o casal terminasse a relação. De acordo com fontes diplomáticas dos inimigos de Hanôver, o conde foi morto em Julho de 1694, possivelmente com a conivência de Jorge, e o seu corpo atirado ao rio Leine, amarrado com pedras. Afirma-se que o assassinato foi cometido por quatro cortesãos de Ernesto Augusto, um dos quais (Nicolò Montalbano) recebeu a enorme quantia de 150.000 táleres, que era por volta cem vezes mais que o salário do ministro mais bem pago. Rumores posteriores afirmavam que von Königsmarck foi esquartejado e enterrado sob o palácio de Hanôver. Entretanto, fontes internas de Hanôver, incluindo Sofia, negaram ter conhecimento do paradeiro do conde.

O casamento de Jorge e Sofia Doroteia foi dissolvido sob alegação que ela havia abandonado o marido, não por adultério. Jorge, com o apoio do pai, mandou prender Sofia Doroteia na Casa Ahlden, em Celle, onde ela ficou até morrer mais de trinta anos depois. Ela não podia ver os filhos nem o pai, era proibida de casar novamente e não podia andar desacompanhada pelos jardins da mansão. Porém, recebia uma pensão e tinha criados ao seu dispor, também podendo andar de carruagem sob supervisão.

Ler Mais - Wikipedia

A Esposa - Wikipedia

«Quando soube da mudança de planos e quem seria o seu futuro marido, Sofia Doroteia gritou que "não me vou casar com aquele focinho de porco!" (um nome pelo qual o príncipe era conhecido em Hanôver) e atirou uma miniatura de Jorge que lhe tinha sido oferecida pela duquesa Sofia contra a parede. Forçada a encontrar-se com ele pelos pais, Sofia desmaiou nos braços da mãe quando foi apresentada à sua futura sogra e voltou a desmaiar quando foi apresentada a Jorge.»

«Sofia Doroteia adoeceu em agosto de 1726 e teve de ficar de cama, que nunca mais deixou. Antes de morrer, Sofia escreveu uma carta ao seu marido, amaldiçoando-o para além da sua morte. Morreu de uma infecção no fígado e oclusão da vesícula biliar onde tinha sessenta pedras. Sofia tinha sessenta e um ano e passou trinta e três deles presa.

Jorge não permitiu que as cortes de Londres e Hanôver ficassem de luto e ficou furioso quando soube que a corte de Berlim, liderada pela sua filha, usou preto. O corpo de Sofia foi colocado num caixão e depositado na cave do castelo. Foi transferido para Celle em segredo em maio de 1727 para ser enterrado junto dos seus pais em Stadtkirche. Jorge morreu quatro semanas depois, presumivelmente depois de receber a carta da sua falecida mulher.»

O Amante - Wikipedia




Sem comentários:

Enviar um comentário