sábado, 7 de fevereiro de 2015

Receita: Açorda de Marisco à Fradilário

AÇORDA DE MARISCO À FRADILÁRIO

meio kilo de camarão (crustáceos da ordem dos decápodes)
meio kilo de amêijoas (moluscos bivalves, da ordem Veneroida)
meio kilo de berbigão (moluscos bivalves, da ordem Veneroida)
meio kilo de pão
3 ou 4 dentes de alho
5 colheres de sopa de azeite
1 molho de coentros (planta glabra, da família Apiaceae)
sal
pimenta ou não
3 ovos de galinha

Cozinhe os camarões em pouca água, descasque-os, coe e reserve a água (isto é, não a deite fora, porque vai precisar dela). 

Abra as amêijoas e os berbigões em água a ferver em tachos separados e coe as respectivas águas. Tire-os das conchas (os bivalves). 

Junte a água dos três mariscos, leve ao fogo para ferver e regue o pão (velho) com esta água. 

Doure os dentes de alho no azeite, junte os coentros e após deixar ferver por um minuto, junte o pão. Mexa com uma colher de pau até obter uma açorda homogénea e mole, e depois tire os coentros e tempere com o sal e a pimenta. 

Introduza os mariscos, dê-lhes uma volta e retire do fogo, para juntar os ovos, mexer e servir imediatamente polvilhado com coentros picados.





Frade Hilário é pároco na igreja de Nossa Senhora da Pouca Sorte, na esquina da Rua da Má Vida com a Avenida Serôdio Antunes (diplomata português, 1827-1927, às 3 da tarde).

Também dá missas na Capela do Senhor dos Desaparecidos, à terceira quinta feira de cada mês e na Igreja de Nossa Senhora do Mau Feitio, no Lugar de Peidões de Cima (quarta terça feira de cada mês), logo abaixo da Tasca do Cunhado, propriedade de Serôdio Antunes, estabelecimento fundado em 1927 pelo cunhado de Serôdio Antunes (diplomata português falecido em 1927, às 3 da tarde).

Esta receita é a variante que Frade Hilário (popularmente conhecido por Fradilário) concebeu depois do proprietário da Tasca do Cunhado, ter deixado de servir o dito cujo prato aqui mencionado, nas terceiras sextas feiras de cada mês. 

Na Tasca do Cunhado este prato pode ser apreciado todas as quartas-feiras, pelo módico preço de 10 euros e 45 cêntimos, dose que em média dá para 3 pessoas e um canito (que não seja maior que um chihuahua anão). Não é permitida a entrada de cães, cavalos e papagaios ao ombro dos clientes. 

No prato servido na Tasca do Cunhado, consta apenas uma variante de bivalves, que depende do que trás o vendedor ambulante de peixes, mariscos e bivalves, Serôdio Antunes (em nada relacionado com os Serôdio Antunes atrás mencionados). 

Serôdio Antunes, comerciante de pescado fresco, aparece fugazmente em Peidões de Cima todas as terças-feiras que não coincidam com feriados nacionais ou municipais do concelho. É casado com Bisalma Ferreira, filha do célebre Epitáfio Ferreira, coveiro e proprietário da Agência Funerária do Bom Advento até à sua morte a 17 de Novembro de 2007, às 3 da tarde. No espaço ocupado pela Agência Funerária (entretanto encerrada) encontra-se um espaço devoluto de 27 metros quadrados que o proprietário, Serôdio Antunes (não o da Tasca do Cunhado, mas um primo deste em segundo grau) vende por menos de 25 mil euros. 

Este Serôdio Antunes também tem à venda uma sogra, ainda em bom estado, à melhor oferta. A dita cuja sogra, Ivone Barbaças, não sabe cozinhar nem a Açorda de Marisco à Fradilário, nem a Açorda de Marisco da Tasca do Cunhado. O que a desvaloriza muito. Mas é famosa pelo seu Bacalhau à Barbaças, receita compilada por Fradilário, que, um dia mais tarde, quiçás noutra ocasião,  (quem do futuro sabe?) será amplamente divulgada neste espaço ou no site que Serôdio Antunes (ex- estudante no Porto e actual desempregado profissional, em nada relacionado com os Serôdio Antunes atrás mencionados) continua querer fazer quando Fradilário se dispuser a pagar-lhe, o que, segundo o frade, será no Dia de São Nunca, pela tardinha, depois da missa das 6. 

A razão do desentendimento entre o ex-estudante Serôdio Antunes e Fradilário tem a ver com segredos de confessionário largamente conhecidos e que se resumem a uma pergunta de Fradilário ao ex-estudante.

- Estás arrependido de ter engravidado a filha do teu pai?
- Não!
- Então não te posso perdoar! Sem arrependimento não há perdão!
- Vamos lá a ver, padre, como porra eu havia de saber que ela era filha do meu pai?
- Não era sobre isso que eu buscava o teu arrependimento, mas do acto de fornicação gratuita a que te entregaste bestialmente.
- Gratuita mas é o caralho, padre. Aquela puta fez-me gastar bem uns 12 litros de gasolina porque insistia em ir para uma pensão, e mais os dez euros da pensão. Resumindo, custou-me uns 30 euros, por isso não foi gratuita.
- Oh Deus, dai-me paciência!
- E a mim também, que só vim aqui porque a minha mãe me mandou, porque sem me confessar o senhor padre não me contratava para lhe fazer um site.
- E sem te arrependeres não te posso perdoar.
- Tá bem, arrependo-me! Arrependo-me mil vezes!
- E voltavas a fazê-lo?
- Mas o padre já viu o cu da gaja?
- Voltavas a fazê-lo?
- Se não me saísse guito do bolso, pode apostar o cu que a fodia outra vez.
- A minha paciência está-se a acabar, e que Deus me perdoe por antecipação o que só Ele poderá evitar. Vejamos, arrependes-te, ou não, de andares por aí a fornicar como um animal?
- Como um animal? Ora veja lá bem o que está a dizer, padre, posso ser um animal no sentido que todos somos animais, mas não sou um animal no sentido que você está a querer dizer!
- Para começar aqui não me tratas por você e, pela última vez te pergunto, estás arrependido de ter fornicado com a filha do teu pai?
- Estou!
- Prontos, assim já te posso perdoar! Voltarias a fazê-lo?
- Mas eu já lhe disse, que se não gastasse guito, a comia de boa vontade as vezes que fossem precisas.
- Mas ela é tua irmã!
- Só meia irmã!
- Só meia chega e sobra para que não o faças. A mim não me parece que estejas arrependido e por isso não te posso perdoar. Ponto final!
- E o site?
- Que tem?
- Vai ter que me pagar para eu lho fazer!
- E desde quando é que tu sabes fazer sites? Que me lembre andaste seis anos no Porto a estudar Geografia, enquanto o teu pai se esfalfava em França para ter um filho doutor.
- E tem. E sites qualquer um pode fazer, tá tudo na net.
- Se tá tudo na net para que porra preciso de ti, ó estudante?
- Ora vá à merda, padre!

Bem, esta é a parte que se pode ouvir na gravação que Serôdio Antunes fez da sua confissão por conta de um site a fazer para o Fradilário. O resto são confusas afirmações contraditórias do estudante às autoridades, durante a sua permanência no hospital com fractura craniana e hematomas em várias partes do corpo. Fradilário apenas declarou que o ex-estudante se estampara contra a pia baptismal depois de fugir do confessionário onde preparava uma partida ao sacerdote, como prova a gravação sacrílega da confissão. E mais, foi o padre quem chamou o 112. A gravação feita pelo ex-estudante foi entretanto retirada do Youtube mas pode ser ainda encontrada na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário