História
Acampamento militar de Tancos concluído
Concluídos os trabalhos do acampamento em Tancos, parte da guarnição de Lisboa e alguns corpos da província marcharam já para aquelle campo, onde, reunida em breve toda a força de artílheriam cavallaria, caçadores e infanteria, começarão as grandes manobras e exercícios.
O acampamento está bem disposto, e, embora não se encontrem n'elle bastantes commodidades, o que não era possível por muitas circunstancias, o soldado não se mostra descontente de estar lá, e crê que a instrucção que adquirir ha de ser util ao exercito.
Os trabalhos do abarracamento foram habilmente dirigidos. O campo offerece bello aspecto, e está bem situado. O terreno não é barrento, o que em occasiao de chuvas evita os lamaçaes que incommodariam o soldado e o impossibilitariam de entregar-se desembaraçado aos diversos exercícios para que alli o levaram. As barracas reaes, situadas em eminência, estão arranjadas com gosto e elegância. Quando sua magestade fôr alli, dentro ou junto das suas barracas, parecerá, em occasiao dc manobras, que preside a ellas.
A força que este anno se reúne em Tancos não excederá, talvez, a 10 000 homens. Os exercícios militares devem durar pouco mais de um mez.
A imprensa, em geral, tem-se occupado da conveniência ou inconveniência da organisaçao do campo de Tancos, mas algumas folhas, adversas ao governo, tratam o assumpto com parcialidade e exaggeraçao notáveis fazendo apreciações nada conformes á justiça.
ANNUARIO DO ARCHIVO PITTORESCO PUBLICAÇÃO MENSAL Nº 34, outubro 1866

Sem comentários:
Enviar um comentário