quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Avis em 1755

História

Avis em 1755

Comarca de Avis 


Aviz, Cabeço de Vide, Fronteira, Veiros, Coruche

Em trinta e oitp gr. e cincoenta e seis min. de latitude e dez gr. e trinta e cinco minutos de longitude, está assentada a Vila de Avis ,vinte e cinco legoas distante de Lisboa. (Avis) Foi fundada por Dom Fernando Annes, o qual com os outros Cavaleiros da Ordem Militar de São Bento, buscando lugar fronteiro aos Mouros para estarem mais perto das occasioens do seu instituto, escolheram o sítio desta Vila (Avis) e deram principio á sua fundação (Avis), reinando em Portugal EIRey D. Afonso II, e porque neste lugar viram duas Águias, deram á nova Vila (Avis) nome que se derivou daquelas Aves, pelos anos de 1214. EIRey D. Dinis lhes deo (Avis) foral com muitos privilégios, e goza a prerogativa de (Avis) ter voto nas Cortes com assento no banco nove. A sua povoação (Avis), de trezentos e noventa e dois vizinhos, não tem mais que huma Parochia, e os seus edifícios públicos se reduzem a Casa de Miíericordia (Avis), Hospital (Avis) e o Convento da Ordem de que abaixo faremos menção. (Avis) Está cercada de fortes e antigos muros, com Castelo, obra dos fundadores,  de cuja militar Ordem (Avis) he esta Vila (Avis) e toda a Comarca, de que he Capital.

EIRey D. Afonso Henriques foy o instituidor desta Milícia (Avis) pelos annos de 1147, creando por primeiro Mestre (Avis) dela a D. Pedro Afonso, seu irmão, o qual teve vinte e sete sucessores nesta dignidade, sendo o ultimo o Senhor D. Jorge, Duque de Coimbra, por cujo falecimento se incorporou na Coroa o Mestrado (Avis) della em perpetua administração, como os de Cristo e Santiago. Os seus cavaleiros (Avis) primeiro se chamaram de São Bento de Coimbra,  depois de São Bento de Évora, porque nestas Cidades tiveram o seu Convento; ultimamente tomaram o de S. Bento de Avis que hoje conservam com a singularidade muito notável de não haver ao presente quem adorne o peito com esta Cruz (Avis) que não seja da primeira nobreza deste Reino; desfruta esta Ordem (Avis) quarenta e duas comendas de grosso rendimento ,porque algumas delas passam de quatro contos de reis cada hum anno. 

O principal edifício desta Vila he o Convento dos Freires (Avis), que consta de vinte sete Ecclesíasticos do habito d'Avis, dos quais onze tem ração inteira e os outros ração inteira, e os outros meia ração. O Prelado deles, e de toda a Ordem (Avis), tem o titulo de D. Prior, que tem jurisdicção temporal e espiritual no dito Convento, e usa de Mitra, Bago e Rochete como Bispo; dá Ordens menores a seus súbditos, benze Altares, cálices e outros vasos, e goza das mesmas prerogativas que os Prelados de Cister. As Vilas desta Comarca (Avis), que tem voto em Cortes, são Avis no banco nove, Cabeço de Vide no banco treze, Fronteira, e Veiros no banco doze, e Coruche no banco quatorze, e na Vila de Fronteira o Convento de Capuchos da Província da Piedade.





 

***

Segundo o Censos 2011 Avis tem 4576 habitantes


Avis é uma vila do Distrito de Portalegre



As freguesias de Avis são as seguintes:
Alcôrrego, Aldeia Velha, Avis, Benavila, Ervedal, Figueira e Barros, Maranhão, Valongo



Eleições Autárquicas - 11/10/2009


Votação por Partido em AVIS




PCP: 1647/53,9% - 3 mandatos
PS: 1023/33,5% - 2 mandatos



Candidatos Eleitos pelo Circulo: Avis


PCP-PEV - MANUEL MARIA LIBÉRIO COELHO
PS - RUI MANUEL VARELA BARRENTO HENRIQUE
PCP-PEV - NUNO PAULO AUGUSTO DA SILVA
PCP-PEV - ANTÓNIO LUIS MARQUES
PS - JOSÉ RAMIRO DA SILVA CALDEIRA


Sem comentários:

Enviar um comentário