História
Crato em 1755
Comarca do Crato
Em trinta e nove gr. e nove min. de latitude e dez gr. e eincoenta e quatro min. de longitude, está situada a notavel Villa do Crato, trinta legoas distante de Lisboa. Alguns Autores lhe attribuem (Crato) antiquissima fundação, porém não sendo nosso intento disputar pontos historicos neste breve tratado, bastará dizer que lhe deo (Crato) foral EIRey Dom Manoel correndo os annos de 1512. (Crato) Consta de setecentos vizinhos, com huma só (Crato) Freguezia, que he Collegiada, com seis Beneficiados, Vigário, e Thesoureiro; os outros edificios publicos que mais a engrandecem são: Casa de Misericordia (Crato) com Hospital (Crato), e hum Convento de Religiosos Franciscanos da Provincia dos Algarves.
(Crato) Goza de voto em Cortes com assento no banco doze, o seu termo consta de seis (Crato) Freguezias com grande abundância de todos os frutos, muitos gados, (Crato) caças, azeite, pão e algum (Crato) vinho.
He esta Villa (Crato) Capital de todas as terras qoe pertencem á Ordem de São João de Jerusalem no Priorado de Portugal, que forma huma das sete línguas que elegem o Grão Mestre daquela religião Militar unido aos Priorados de Castella e de Leão; todas as Villas e terras do Priorado são izentas da jurisdicção ordinária dos Bispos e dos Ministros Reaes, porque goza nelle o Prior o dominio espiritual e temporal, com data de todos os officios, e nomeação de hum Vigário Geral, e Provisor, que governa nas matérias Ecclesiaiticas com jurisdição quasi Episcopal. Desfruta esta Ordem em Portugal vinte e três Commendas, e Baliages, que rendem quarenta e cinco contos de reis. A renda do Priorado consiste em dízimos e nos direitos reaes (excepto as dizimas), e em foros, defesas, lagares, e outras propriedades, cujos rendimentos se cobram por via executiva como fazenda Real, por privilegio particular que ha para isso, e chega a quarenta mil cruzados. Hoje desfruta esta Dignidade o Serenissímo Senhor Infante D. Francisco, havendo tido S. Alteza vinte e seis antecessores dos quaes o Senhor Infante D. Luiz filho delRey D. Manoel, o Senhor D. António, filho deste Príncipe, a quem Manoel de Fatia colloca na serie dos Reys deste Reyno, porque com effeito foy acclamado e jurado em Lisboa, Alberto Archiduque de Austria, e Fernando de Austria, Arcebispo Cardeal de Toledo, tiveram a prerogativa de serem Príncipes da Casa Real. Na Comarca se contam doze Villas, das quaes a (Sertã) Sertã tem voto em Cortes com assento no banco doze, e vinte e quatro Freguezias, perto de seis míl fogos e dezafete mil almas e o Convento seguinte:
O Convento de Capuchos de S. António da Sertã.
***
Pelos Censos 2011 o Crato conta com 3786 habitantes
O Crato é uma vila do Distrito de Portalegre
Sem comentários:
Enviar um comentário