quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Portalegre em 1755

História

Portalegre em 1755

Comarca de Portalegre

Portalegre, Marvão,Castelo de Vide, Niza, Arronches, Alegrete

He tão grande a antiguidade da Cidade (Portalegre) Capital desta Comarca, que alguns Autores lhe assinalam seu principio 1 300 annos antes da vinda de Christo; o que se não duvida he que pelos annos de 1159 a mandou povoar (Portalegre) de novo ElRey Dom Afonso III de Portugal, (Portalegre) em sitio agradavel, trinta e duas legoas distante de Lisboa, ElRey D. Dinis a ennobreceo com formoso castelo (Portalegre), e hoje está rodeada com algumas fortificaçoens, que pela irregularidade do terreno não a fazem consideravel. As suas vizinhanças (Portalegre) são muito frescas e abundantes, (Portalegre) regadas por cinco mil fontes nativas, as suas terras cheas de soutos, que as fazem deliciosas e de grande rendimento.


O Pontífice Paulo III á instancia delRey D. João III a erigio (Portalegre) em Bispado, e então alcançou também o titulo de Cidade (Portalegre), e se fez a divisão da Diecese que até alli pertencia toda ao Bispado da Guarda pelos annos de 1550. (Portalegre) Tem voto em Cortes com assento no banco quarto, e a sua povoação se divide em cinco Freguesias (Portalegre) a saber: a Sé, S. Lourenço, que he Igreja do Mestrado de Santiago, S. Martinho, que he da Ordem de Malta, S. Maria Magdalena, e a Freguezia de Santiago que, he também de Maltezes.

(Portalegre) Tem Casa de Misericordia com Hospital (Portalegre) rico, e dez Ermidas; e hum Convento de S Francisco da Observancia. Outro de Religiosos Agostinhos descalços; o Collegio das Padres da Companhia; e dous Conventos de Freiras Franciscanas e Bernardas.

Na divisão das terras deste Bispado lhe assinalaram os executores da Bulla, que foram os Bispos de Angra e S. Thomé, todas as Villas desta Comarca (Portalegre), e as Villas da Chancellaria, Ponte de Sor, e o Convento de Margem, e Lagomel, e o Bispo (Portalegre) ficou sendo sulfraganeo dos Arcebispos de Lisboa. O primeiro Prelado (Portalegre) que teve foy D. Julião de Alva Castelhano muito valido da Rainha D. Catharina; os seus successores até agora fizeram o numero de doze; o Bispado (Portalegre) consta de quarenta e huma Freguesias (Portalegre), em que se contam oito mil e dous fogos e vinte e sete mil e quatrocetos e dez pessoas mayores, e as rendas da Mesa Episcopal quinze mil cruzados. O Cabido se compõem de Deão, Chantre, Mestre Escola, Thesoureiro mór, e Arcediago; os Cónegos são sete e os meyos Cónegos seis, com quatorze Capellaens.

Pelos annos de 1704 EIRey Filipe V a sitiou (Portalegre) com poderoso exercito, porém com a mesma facilidade com que tomou esta praça (Portalegre) e outras, a causa de sua pouca fortificação e resguardo, se tornaram a reduzir pouco depois ao dominio de seu legitima Soberano. Consta a Comarca (Portalegre) de huma Cidade, onze Villas, das quaes Arronches tem voto em Cortes com assento no banco nove, Alegrete no banco dez, Castelo da Vide e Marvão no banco onze, e Niza no banco sete; com trinta e quatro Freguezias, nove mil fogos e vinte e nove mil almas, e os Conventos seguintes:

O Convento de São Francisco da Observancia de Marvão.

Nossa Senhora da Conceição dos mesmos Religiosos em Castelo de Vide.

Nossa Senhora da Vittoria de Religiosos de São João de Deos da mesma Villa.

O Convento de Padres Gracianos da Villa de Arronches.




Sem comentários:

Enviar um comentário