História
Brasil
Ouro Preto em 1848
A cidade imperial de Villa Rica d' Ouro Preto, capital da província de Minas, está situada a oitenta legoas do Rio de Janeiro, em 20º 2' 30'' de latitude, e 33º 2' 12'' de longitude. As Minas, que lhe deram começo, foram descobertas em 1699, 1700, e 1701; comtudo só em 1711 é que lhe foi conferido o titulo de cidade.
Villa Rica foi edificada n' uma situação muito desfavorável, pela distancia de rios navegáveis, e pela esterilidade do território; é esta a causa da decadência em que se acha esta cidade, tão florescente no tempo das Minas.
É difiicil dar uma idea exacta desta capital, em razão da sua pouca regularidade; porque está edificada sobre uma serie de morros, que costeam o rio de Ouro Preto. A nossa estampa representa parte da povoação de um dos seus pontos mais pittorescos.
Ha em Villa Rica pouco mais ou menos, duas mil casas, quinze ou dezeseis capellas e duas egrejas parochiaes; a de N.S. da Conceição, é antiga, e não se distingue por circumstancia alguma notável. O palácio do governador, um dos principaes edifícios da cidade, é uma monstruosa fábrica, irregularissima e de péssimo gosto; não lhe fica atraz a casa da camara. A junta de fazenda celebra as suas sessões no thesouro, edifício vasto, onde estão os cofres públicos.
Ha em Villa Rica dois hospitaes, o civil e o militar, e segundo todos os viajantes que consultámos, este último torna-se muito notável pela sua limpeza e bòa administração. M. Walsh, diz que o bairro dos empregados públicos e da aristocracia, é lindo; com suas egrejas que se erguem sobre a verdura das montanhas; com seus chafarizes ornados de esculpturas e jardins plantados em eminencias.
Villa Rica conserva ainda o d'uma cidade opulenta; mas esta idéa, que o viajante forma ao entrar na povoação, a vê em breve destruida, quando considera no grande número de casas que se acham deshabitadas, em consequencia do estado das Minas, que n'outro tempo constituíam toda a sua riqueza.
Já em 1804 este estado era na realidade lastimável, e provocou a publicação de um excellente "Discurso sobre o estado actual das Minas do Brazil", pelo bispo do Maranhão, o sábio e iIlustre D. José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho, que assim pela matéria de que trata, como pela maneira porque o auctor a desenvolveu, merece ser lido com a maior attenção.
Não ha em Villa Rica passeio público algum, nem lojas de bebidas, nem gabinetes litterarios. Existe, porém, um theatro que se diz ser o mais antigo do Brazil. Não nos achámos habilitados para accrescentar mais cousa alguma a similhante respeito. Manufacturas propriamente ditas também as não ha alli, se exceptuarmos a fábrica da pólvora, administrada por conta do governo, e uma fábrica de louça, cuja fundação data de bem poucos annos, e existe a pouca distancia de Villa Rica.
O commercio que se entretém entre esta povoação e o Rio de Janeiro, é feito em machos de que a província é muito abundante; e a estrada que une estas duas capitaes é considerada a melhor do Brazil.
No tempo em que M. Wakh escreveu, existia em Villa Rica uma typographia em que se publicava um diário intitulado O Universal; é provável porém que a capital de Minas possua hoje mais consideráveis meios de instrucção, e que se tenha estabelecido uma bibíiotheca provincial, que não existia ainda ha poucos annos, e cuja falta era muito sentidam
Com quanto a capital de Minas contasse n'outro tempo vinte mil almasmm hoje apenas terá oito a nove mil, É residência d uma administração numerosa; e além da guarda nacional, creada segundo a organisação militar do império, tem de guarnição um regimento de linha.
Revista Popular, 1848
Sem comentários:
Enviar um comentário