História
Chateau_de_Pornic (imagem de 1848)
França
Pornic é uma pequena cidade marítima no departamento do Loire- inferior, situada na costa do norte da bahia do Borgneuf, a onze léguas de Nantes, e em frente da ilha de Noirmoutier. É edificada na planura d' um monte elevado 80 pés acima do nível do oceano; divide-se em cidade alta e cidade baixa, as ruas são verdadeiras escadas, de fragosas e empinadas; e muitas das casas tem seus terraços ajardinados. Os habitantes de Pornic são sádios, robustos, laboriosos, e, especialmente dados á vida marítima.
Esta cidade foi arrazada pelo exército vandéanno, commandado por Charette; depois foi reedificada toda, concorrendo para isto os habitantes com todos os seus haveres e diligencia. Tem um sofrivel hospital fundado em 1721. Mas a cousa que torna mais notável esta povoação, alias insignificante, pois contara apenas 800 a 1,000 almas, é o seu antigo castelo, que n outro tempo pertenceu aos duques de Bretanha, os quaes sempre alli sustentaram guarnição. Em 1792 estava elle em completo estado de ruína, porque a guerra civil concluíra a obra que o tempo havia começado. Restavam só algumas paredes desmanteladas, asylo de reptis e aves de rapina, quando em 1824, um habitante de Nantes, concebeu a idéa de subtrahir ao vandalismo, o que existia daquelle célebre monumento, ainda notável pela sua feliz situação, e pelas ruinas d'uma torre, marcada nas novas cartas como um dos pontos mais essenciaes para os marítimos, que demandam a bahia de Borgneuf. Depois teem- lhe accrescentado algumas construcções no género italiano, combinando quanto ó possível o gosto moderno com a veneração devida ás relíquias daquella antiga fábrica, cuja construcçào remonta ao século XII.
Pornic como estação de banhos, é também muito procurada no tempo próprio de nacionaes e estranhos, que ahi concorrem em grande número, attrahidos pelas commodidades que ha na terra, pela affabilidade dos seus habitantes, e pelos bellos ares que se alli respiram.
Revista Popular, 1848
Sem comentários:
Enviar um comentário