quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Lamego em 1755



História

Lamego em 1755


Comarca de Lamego

Cincoenta e seis legoas distante da Corte de Lisboa, dezaseis da Cidade da Guarda, e vinte e duas da de Coimbra entre asperas e erguidas serras tem o seu assento a Cidade de Lamego sobre o pequeno rio Balsemão, que aí breve instancia se confunde com o Douro. Foy fundada pelos Gregos e Celtas trezentos e secenta e hum annos antes da vinda de Christo. Estrabão conheceo com o nome de Laconimurgo. Está situada na lat. de 41 gr. e 5 min. e na long. de 10 gr. e 51 min. Conservam-se grandes vestigios de haver ido opulenta em tempo dos Romanos. Os Árabes a dominaram, e durante este cativeiro teve régulos proprios, aos quaes a tirou EIRey D. Affonso Henriques unindo-a a sua Coroa, da qual nunca se separou, nem foy de algum Donatário.

EIRey D João I lhe deo foral com grandes privilégios, gozando o ter voto nas Cortes com assento no banco segundo. A sua povoação se divide em duas Freguezias, a Sé, e N. Senhora de Almacave, que he Collegiada com dez Beneficiados, e dous Curas, e a Abbadia, que anda annexa ao Deão da Cathedral. Tem  magnifico Hospital, casa de Misericordia, e quatro Conventos, o de Francifcanos da Província de S. António, o de Cónegos de S. João Evangelifsta, o de Religiosos Gracianos e o Convento das Chagas de Freiras de S. Francisco.

A Sé, fundação do Conde D. Henrique he sumptusoo templo; o Cabido consta de Deão, que desfruta duas Prebendas, e a Abbadia da Igreja de Almacave, Chantre, Arcediago do Bago, Arcediago de Coa, Mestre Escola, Arcipreste, Thesoureiro mór, que tem as Igrejas de Avoens, Sande e Várzea. Os Cónegos são doze, dous delles Doutoraes e hum Penitenciário, seis meyos Cónegos, e outros tantos Tercenarios. Os Prelados que esta Igreja teve depois da sua restauração, são trinta e oito, as Frcguezias do Bispado duzentos e noventa e huma; a renda do Bispo quarenta mil cruzados, e vinte mil os que se repartem pelas Dignidades e Conegos. A Diecese tem trinta légoas de comprido, e de largo por partes sete. Toda a Comarca dá quarenta companhias de Ordenança, cria os melhores vinhos e presuntos de Portugal, com excellentes frutas, gados, caças, castanhas e linhos. Consta de vinte e seis Villas, vinte Concelhos, cem cento e leis Freguezias, e perto de vinte mil fogos, e de oitenta mil almas, e os Conventos seguintes:

S. Maria de Salzedas Convento de Religiosos Bernardos, fundação de D. Teresa Affonso, mulher de Egas Monis por voto, que fez quando com seu marido se foy pôr nas mãos delRey de Leão, com dezaseis mil cruzados de renda, he Couto, em que o Abbade tem jurisdição espiritual e temporal, no termo da Villa de Ucanha a três legoas de Lamego.

S. João de Tarouca primeiro Convento dos Padres de S. Bernardo em Hespanha, com treze mil cruzados de renda, termo da Villa de Mondim a duas legoas de Lamego.

N. Senhora das Candeas de Reiigiosas de São Bento a quatro legoas de Lamego.

O de Religiosos Terceiros de S. Francisco no Concelho de Caria fundado em 1443.

O Convento de Religiosas de S. Bernardo com oito mil cruzados de renda, fundação de D. Maria Pereira mulher Paulo Homem Telles, Governador das Armas da Provincia da Beira.

O de Religiosas Capuchas de S. Francisco no Concelho de S. Martinho de Mouros, 1694.

O Convento de Arouca de Religiosas Cistercienses no termo da mesma Villa.






Descripçam corografica do reyno de Portugal, 1755

Sem comentários:

Enviar um comentário