quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Pinhel em 1755



História

Pinhel em 1755

Comarca de Pinhel 

Em 40 gr. e 37 min. de latitude, 11 e 36 min. de longitude nas margens da Ribeira de Riba Pinhel, na descida de hum monte, está assentada a nobre Villa capital desta Comarca, em 60 legoas de distancia da Cidade de Lisboa. Foy fundada pelos Turdulos quinhentos annos antes da vinda de Christo. Depois foy destruida nas irrupçoens das naçoens barbaras, até que no anno 1179 a reedificou e deo foral ElRey D. Affonso Henriques, com grandes privilegios que lhe foram confirmados pelos Reys seus sucessores, e acerescentados com o motivo de haver resistido muitas vezes ás hostilidades dos Castelhanos, que a intentarão arruinar sem effeito, por ser a primeira praça forte de sua fronteira antes que se unissem a Portugal as terras de Ribacoa. ElRey D. Diniz accrescentou a fortaleza de seus muros com duas torres muito altas que na expugnação daquelles tempos eram de grande utilidade. Tem voto em Cortes com assento no banco nono, e os seus vizinhos se repartem em duas Freguezias a saber: S. Maria do Castello e S. Martinho, e extra muros as Parochias de S. André, do Salvador, e dai Santissima Trindade.

Tem muita, e antiga nobreza, que desfructa doze rendosos morgados e he abundante de pão, vinho, azeite, frutas, legumes, caça e gadosm Os edifícios públicos são casa de Misericordia, Hospital, hum Convento de Religiosos de Francisco, em que se venera o corpo inteiro de São Cayo Papa e Martyr, e nove Ermidas servidas com muito aceyo e adorno.

Hoje he esta Comarca das mais importantes do Reyno pelas muitas Villas fortes que comprehende; entre outras merecem particular memoria Almeida, Alfayates, e Castello Rodrigo, que tem voto em Cortes com assento no banco onze, e Trancoso, que goza da mesma com assento no banco oito, e pela fua abundância, fertilidade e riqueza, merece todo o cuidado e gasto, que os nossos Reys tiveram em a preservar dos insultos dos inimigos. Consta de duzentas e vinte e quatro Freguezias perto de vinte mil fogos, e de setenta mil almas, e dos Conventos seguintes:

Santa Clara Convento de Religiosas Franciscanas de Trancoso.

O Convento de Religiosos da mesma Ordem na mesma Villa.

O Convento de Religiosos da Terceira Ordem no termo de Pinhel fundado em 1460.

O Convento da Terceira Ordem de S. Francifco da Villa de São João da Pesqueira.

São Pedro das Águias Mosteiro de Monges Bernardos do termo da Villa de Paradella.

N. Senhora de Villares de Religiosos da Terceira Ordem no termo de Marialva.

Santa Maria de Aguiar de Religiosos de São Bernardo termo de Castello Rodrigo.




Descripçam corografica do reyno de Portugal, 1755

Sem comentários:

Enviar um comentário