sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Leiria em 1755


História

Leiria em 1755

Comarca de Leiria 

Entre os rios Liz e Lena, em agradavel e fértil planície, a vinte e duas legoas de Lisboa, está sítuada a Cidade de Leiria, famosa na antiguidade com o nome de Collippo, em trinta e nove gr. e quatrenta e sete minutos de latitude, e nove e trinta e seis minutos de longitude. EIRey Dom Affonso Henriques a reedificou, e guarneceo com fortes muros pelos annos de 1135, e fez doação do domínio espiritual ao Convento de S. Cruz de Coimbra. 

Pouco depois a tornarão a ganhar os Mouros, mas brevemente a recuperou o valeroso Rey. Ultimamente cahindo outra vez nas mãos dos infíeis, a restaurou EIRey D. Sancho I, e lhe deo foral em 13 de Abril de 1195. Goza da prerogativa de voto em Cortes com assento no banco terceiro, e nella as celebraram os Reys D. Affonso III, D. Fernando e D. Duarte. Servio algum tempo de Corte aos Senhores Reys deste Reyno, principalmente a EIRey D. Diniz que fez mercê della á Rainha S. Isabel, sua consorte, depois de a ter ennobreçido com sumptuofos edifícios, e depositado na sua Igreja a preciosa relíquia de huma ambola de crystal com leite de nossa Senhora, que ainda hoje se conserva na Sé desta Cidade.

Correndo os annos de 1545, EIRey D. João III, que deo a esta terra o titulo de Cidade, a quiz ennobrecer com cadeira Episcopal e impetrou esta graça do Pontífice Paulo III, aggregandolhe as Freguezias do seu termo, e as Villas de Ourem, Aljubarrota, Porto de Moz, Alpedriz, e seus termos, defannexando as quarenta Freguezias da nova Diecese do Bispado de Coimbra, ao qual, até então pertenciam. Até o presente teve esta Igreja treze Prelados; a renda da sua Mesa Episcopal passa de trinta mil cruzados; as Dignidades do seu Cabido são: Deão, Chantre, Thesoureiro, Mestre EscoIa, e Arcediago; as Conezias são dez, com quartro meyos Cónegos e dezasete Quartanarios.

Tem mais esta Cidade duas Freguezias, a saber; a Sé, templo sumptuoso, e S. Pedro, que tem os seus Freguezes extra muros. Casa de Misericordia com Hospital, e o Convento de S. Francisco da Observancia, fundação delRey D. João o I, pelos annos de 1384; o dos Padres Eremitas de S. Agostinho, o de S. António de Capuchos Arrabidos, fundação de Pedro Vieira da Silva, Secretario que foy de Estado do Senhor Rey D. João IV e de sua mulher D. Leonor de Noronha, o qual depois de viuvo se fez Clérigo, e foy Bispo desta Cidade, que era sua partria; e o Convento de Religiosas Dominicas, fundado em 1494.

Nesta Cidade, seu termo se contam vinte e seis Freguezias, nas quaes se alistam quatorze companhias de Ordenanças, com Capitão e Sargento mór, e mais cabos militares, e no districto da Comarca se comprehendem as Villas de Atouguia e de Pombal, que têm voto em Cortes nos bancos dezaseis e dezasete. Em toda ella se contam huma Cidade, vinte e huma Villas, secenta Freguezias, com perto de vinte mil fogos e de secenta mil almas. As casas de Religião que ha nella são:

O magnifico Convento da Batalha de Dominicos fundação delRey D. João I em 1386.

S. Maria Magdalena de Religiosos Arrabidos no termo de Alcobaça fundado em 1566.

O grandioso Convento de Alcobaça, a que deo principio EIRey D. Affonso Henriques em 1148.

S. Maria Covento de Religiosas Bernardas da Vílla de Coz, fundado em 1290.

O Bom Jesus Convento de Franciscanos Recolletos de Peniche

S. Bernardino Convento dte Religiosos Franciscanos da Atouguia

O famoso Santuário de nossa Senhora da Nazareth, termo da villa de Pedreneira.




 

Descripçam corografica do reyno de Portugal, 1755

Sem comentários:

Enviar um comentário