terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

História da Comarca de Ourém em 1755

 



História

Ourém em 1755

Comarca de Ourém 

Em trinta e nove gr. e quarenta e três min. de latitude e nove e ciocoenta min. de longitude, está situada a Villa de Ourem, vinte e duas léguas distante de Lisboa, a qual mandou povoar (Ourém) ElRey D, Afonso Henriques pelos annos de 1148. Se a deo á Infanta D. Teresa, sua filha, e por isso he a primeira terra (Ourém) de infantado que houve no Reyno. Está em sitio eminente por serem mais convenientes à fortificação daqueles tempos os sitios de aspera e dificl subida.

EIRey D Pedro II lhe reformou o foral em Lisboa pelos annos de 1695, (Ourém) tem voto em Cortes com assento no banco quatorze, e casa de Misericórdia (Ourém) com Hospital, e estra muros o Convento de S. António de Capuchos da Provicia da Soledade fundado em 1602.

A Matriz desta Villa (Ourém) he insigne Collegiada, que fundou o Senhor D. Afonso, Conde de Ourem, Marquês de Valença, filho primogénito de I Duque de Bragança, com invocação de nossa Senhora da Misericordia no Pontificado de Eugenio V, reinando em Portugal o Senhor Rey D. Afonso V. Consta a Colllegiada de Prior, Chantre, Thesoureiro mór ,e de dez Cónegos, todos da apresentação da Serenissima Casa de Brngança. O Prior tem mais de três cruzados, o Chantre dous mil, o Thesoureiro mor mil e quinhentos, os Cónegos cada um quatrocentos mil réis. O termo desta Villa (Ourém) he muito fértil e povoado, pois só em quatro Parochias se contam cento e cincoenta lugares, com mais de tres mil pessoas mayores. Consta a Comarca de dezoito Freguezias com perto de três mil fogos e dezoito mil almas, e de sete Villas, das quaes Porto de Mós tem voto em Cortes com assento no banco dezasete, e o Convento de Bom Jesus de Recolletos de S. Agostinho, extra muros de Porto de Mós.


Descripçam corografica do reyno de Portugal, 1755

Sem comentários:

Enviar um comentário