domingo, 27 de fevereiro de 2011

História: Setúbal em 1849




História

Setúbal em 1849

Imagem do Castelo de S. Filipe


A vila de Setúbal é uma das mais consideráveis e opulentas povoações de Portugal.

Edificada em uma situação amena, rodeada de quintas e viçosos pomares, dominada pelas magestosas serras de Palmella e Arrábida, banhada pelo Sado, que alli forma um excellente porto para navios de todo o lote, povoada de gente industriosa e activa, Setúbal não podia deixar de alcançar, como de feito alcançou, a larga importância commercial e maritima que hoje tem.

Quando hajam de emprehender-se seriamente os trabalhos das estradas, não deve deixar de proceder-se em primeiro logar, á construcção ou melhoramento da antiga estrada que partindo de Setúbal, se dirige, por Alcácer do Sal, a Beja e a outras povoações de egual importância no Alentejo; se ao mesmo tempo, o que segundo opinião de engenheiros e peritos, é fácil e muito praticável, se unisse por meio de um canal o Tejo ao Sado, o commercio, e por consequência a riqueza de Setúbal, cresceriam de ponto duplicariam, triplicariam, talvez.

Ainda assim, isolada quasi da capital, apezar da pequena distancia que a separa dela, com caminhos difficeis para o alto Alentejo, sem um bom vapor sequer, que torne rápidas seguras e regulares, como muito lhe convém, as suas communicacões com Alcácer do Sal, o porto de Setúbal é um dos mas frequentados do reino, pelos navios de todas as nações, principalmente das do norte, sendo objectos principaes da sua considerável exportação, as fructas deliciosas, e o vinho magnifico, em que abunda o seu termo, e o sal cuja producção foi em 1848 de 240 000 moios, além dos trigos e outros cereaes que vindo do Alentejo, são pela barra de Setúbal exportados para a capital e para as províncias do norte, principalmente.


Não será desagradável aos nossos leitores a seguinte curiosissima nota dos navios entrados no porto de Setúbal, e do sal exportado nos annos de 1825 a 1830: 




É igualmente certo, que este movimento e exportação, com quanto se não conheça exactamente pela falta de estatisticas regulares, não tem diminuído, antes tem consideravelmente augmentado.

Não é Setúbal tão rica em antiguidades como se poderia esperar da sua proximidade do sitio do Troia, onde, como não seria dificil provar, existiu uma colónia fenicia, e da grande attenção e favor de que sempre gosou desde os primeiros tempos da monarchia.

Entre os seus mais notáveis edifícios, merece um logar distincto a egreja e convento de Jesus, de religiosas de Santa Clara, fundado cm 1490 por Justa Rodrigues (ama del rei D. Manoel) pelo risco e desenho do architecto italiano Botaca.

A barra de Setúbal é um tanto perigosa, por causa de alguns bancos de areia, que lhe obstruem a entrada, e defendida pela torre do Outão e pelo castello S. Filipe, que a nossa estampa representa.

A população de Setúbal anda por 16 000 almas; ruas são soffrivelmente calçadas e illuminadas de noite. O bello campo do Bomfim, em cujo centro ha uma elegante fonte, e que é muito frequentado dos habitantes, tem proporções para ser um lindo logradouro, ou passeio público.

Sem comentários:

Enviar um comentário