sábado, 26 de fevereiro de 2011

História: Viagem pelo Paço Real de Sintra em 1849






História

Sintra

Viagem pela História do Paço Real de Sintra em 1849

Sobre aa ruinas do alcácer mourisco, edificou el rei D. João I o paço real da villa de Sintra. Basta ver o palácio para conhecer que não foi um só o plano da sna edificação. E, de feito, este paço, que tinha sido, provavelmente, uma pequena Alhambra dos reis mouros de Lisboa, tem casas, como a do banho, que fizeram parte da primitiva construcção, e outras, quasi todas de estylos diferentes, que mandaram construir D. João I, D. João II, D. Manoel e D. José.

A casa dos banhos, reedificada depois do terremoto, e a sala dos infantes, pertenciam talvez ao edifício primitivo.

A sala das pêgas é obra del rei D. João II. Conta-se qur a rainha o surprehendera no momento em que dava um beijo numa das suas damas. A rainha agastou-se, mas el rei respondeu que era por bem, e mandou construir uma sala com grande número de pegas pintadas no tecto, para que estes animaes falladores apregoassem a sua innocencia, mostrando a todos a legenda - por bem

A sala chamada das Armas, ou dos Cercos, em que se acham os brasões de setenta e quatro famílias, é obra del rei D. Manoel. No meio do tecto estão as armas reaes, e ao redor destas as do príncipe e infante D. Luiz, D. Fernando, D. Afonso, D. Henrique, D. Duarte, D. Isabel e D. Brites.

El-rei D. José, depois do terramoto, mandou também fazer obras consideráveis no palácio. No seu reinado, sendo ministro o marquez de Pombal, veiu de Almeirim para um dos camarins do palácio de Sintra, uma chaminé magnifica, guarnecida de mármore branco, com figuras em relevo. As pedras riquíssimas desta obra tinham sido enviadas pelo papa Leão X a el rei D. Manoel, que as mandara collocar no palácio de Almeirim.

No palácio de Sintra nasceu e morreu D. Afonso V. Nelle foi acclamado el rei D. João II. D. Sebastião deu em uma das salas a sua última audiência. D. Afonso VI expirou tambem nestes paços, victima da crueldade de D. Pedro e da rainha sua esposa.


A nossa estampa representa uma das janellas do paço de Sintra. Dela se descobre a serra pittoresca que inspirou o Byron, Camões e Bernardim.


***

Pelo Censos 2011 Sintra tem 377 249 habitantes

Sintra é uma vila do Distrito de Lisboa

38º 47' N 9º 25' W
Sintra
Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário