sábado, 26 de fevereiro de 2011

História de Borba (1849)

História



Alentejo


Borba


Viagem ao passado de Borba, 1849

A fundação de Borba é atribuida aos gallos celtas; destes passou ao domínio dos árabes, e em 1217 a conquistou D. Afonso II, mandando-a povoar de novo; D. Dinis lhe deu foral e fundou o castelo que hoje tem. É tradição que tomara o nome de Borba de um grande barbo, que apareceu em uma fonte próxima á muralha do castelo, o que parece confirmam as suas armas, que são um barbo, um castelo e uma sobreira.


Está esta vila situada em um ameno vale (entre as duas vilas de Estremoz e Vila Viçosa, distante daquela duas léguas, e desta, meia) e rodeada de grande número de quintas, hortas, olivais e vinhas, que parece estar no meio de um cerrado bosque, ou agradável jardim, tal é a cópia e formosura do arvoredo. É tão abundante de águas, que além do grande número de fontes que dentro e fora tem, são raras as casas em que não haja um e mais poços.

É a vila dividida em duas freguesias: a de Nossa Senhora do Sobral, matriz, e a de S. Bartolomeu; possui um bem provido hospital e misericórdia com Colegiada, um recolhimento e convento de freiras de Santa Clara.

A industria de Borba reduz se a mui pouco, e o genero de maior exportação é o azeite de que, termo médio, colhe uns annos por outros dezoito mil alqueires; do vinho, que também é estimado em toda a província, colhe, cálculo aproximado, sessenta a oitenta mil almudes; a exportação e venda deste género -la outrora opulenta e afamada, sendo o que ao presente lhe dá o aspecto de pobreza, pelo diminuto preço porque se vende, que mal chega para o costeio que demanda o fabrico e conservação das vinhas.

Próximo á vila está o convento do Bosque, que em o nº 14 da Revista (ver Antikuices) apresentámos, e junto a este o outeiro da Boa-vista, do qual se avistam Evora Monte, o castelo de Estremoz, Veiros, Fronteira, Cabeço de Vide, Portalegre, Monforte, Vila Boim, Terrugem, Jerumenha e Vila Viçosa; e no reino de Espanha, Olivença, Vila Real e S. Jorge.

Diz-se que o terreno desta vila abunda em minerais, e que no rossio de cima existe uma mina de prata; nesta convicção aforou a camara aquelle terreno anos a uma companhia, que até ao presente ainda não a explorou, bem como o outeiro da mina, aonde é tradição terem-se achado pedras de grande valor.

Em um espaçoso largo - o largo da fonte - está a fonte que a estampa representa; é toda de belo mármore branco, extraido das abundantes pedreiras do termo desta vila (que tanto abunda em finíssimos mármores branco e azul) São as suas principais peças de pedras inteiriças, o que junto á sua forma majestosa e elegante, e abundantíssimas águas, a tornam a principal do reino, como afirmam curiosos e viajantes; é tanta a agua que traz o cano, que não são suficientes as bicas para a receberem; por uma vieira, a que sai daquelas se precipita em um formoso lago quadrado, que fica anexo á mesma fonte; junto a este ainda existe o sitio da alameda, que foi um lindo passeio, mas actualmente está completamente destruído.

Na cimalha da fonte, que olha para o lago, tem as armas da vila, e na da frente as armas reais, no espelho principal a efigie de D Maria I, e logo o dístico em latim, que traduzido diz:

«No tempo do reinado da nossa fidelíssima rainha a senhora D. Maria I, com o nosso fidelíssimo rei Pedro III, obtida a sua regia faculdade, debaixo do auspicio e patrocínio do ill.mo e ex.mo visconde da Lourinhã, vigilantíssimo governador desta província, os senadores deste concelho fizeram construir esta copiosa fonte e magnifica obra, na qual brilham e resplandecem a grandeza e beneficência dos Reis, o poder e amor do protector, a actividade e zelo dos decuriões, a utilidade e honra do povo, que por isso fez exarar em perpétuo monumento de sua gratidão, esta memoria no ano do Senhor 1781»

José Casimiro Fragoso Serrano


***
Pelo Censos 2011 Borba tem 7406 habitantes

Borba é uma cidade do Distrito de Évora, região Alentejo

Freguesias de Borba

Matriz (Borba), Orada, Rio de Moinhos, São Bartolomeu (Borba)

Eleições Autárquicas - 11/10/2009

Votação por Partido em BORBA


PS: 2764/63,1% - 4 mandatos
PCP - 836/19,1% - 1 mandato


Candidatos Eleitos pelo Circulo: Borba

PS - Ângelo João Guarda Verdades de Sá
PS - Artur João Rebola Pombeiro
PS - Humberto Luís Russo Ratado
PCP-PEV - Joaquim José Serra Silva
PS - Rosa Maria Basílio Véstia

Sem comentários:

Enviar um comentário