sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

História de de Estremoz e imagem de 1849






História

Estremoz

Viagem ao passado de Estremoz, imagem de 1849


É tão incerta a data da fundação como a origem etimologia do nome desta vila, querendo vários escritores que se derive da grande cópia de tremoçeiros, que os primeiros povoadores encontraram por aqueles sítios; e apresentam como prova desta opinião as armas da vila, em que, com efeito, se distingue um pé daquela planta. A situação, porém, da praça, a poucas léguas da raia, parece dever atribuir-se o nome singular de Estremoz (quase corrupção de extremo)


O que não admite dúvida, é que Estremoz já era povoação de alguma importância quando, em 1258, recebeu foral de D. Afonso III; este mesmo rei, conhecendo a vantagem de fortifica- la, mandou levantar o castelo na eminência em que hoje se acha. D. Manuel deu novo foral a Estremoz em 1512.


Estremoz, posteriormente fortificada á moderna, foi uma das praças de maior importância nas guerras da independência, que se seguiram á revolução de 1640.


Aí perto deu se em 1665 a grande batalha Montes Claros, em que os portugueses, capitaneados pelo marquês de Marialva, e marechal de Schomberg alcançaram uma assinalada vitoria.


Estremoz pertence ao distrito admnistrativo de Évora, donde dista 6 léguas NE, e no antigo regime fez parte da sua comarca; a povoação, que segundo a opinião do Pe. Carvalho na Choorographia Portugueza é uma das mais sadias, frescas e agradáveis do Alentejo, divide-se em três freguesias: a de Santo André, Santa Maria do Castelo e S. Tiago, que contam mil oitocentos vinte e três fogos e para cima de seis mil almas.


A industria de Estremoz reduz-se a mui pouco, sendo alias o seu território bastante fértil de toda a espécie de produções; são geralmente estimadas as celebres bilhas feitas do barro de Estremoz.


Na torre de Menagem do seu castelo faleceu a rainha Santa Isabel, esposa do nosso bom monarca D. Dinis, que por algum tempo ai estabelecera seus Paços.


Como muitas outras povoações, tem Estremoz logrado obter uma bem triste celebridade nas nossas desgraçadas guerras civis; e ainda na passada insurreição, começada em Outubro de 1846, foi atacada pelas forças levantadas no Alentejo, sem que estas conseguissem entra la.




***

Pelo Censos 2011 Estremoz conta com 14 328 habitantes

Estremoz é uma cidade do Distrito de Évora

Freguesias de Estremoz

Arcos, Évora Monte, Glória, Santa Maria (Estremoz), Santa Vitória do Ameixial, Santo André (Estremoz), Santo Estêvão, São Bento de Ana Loura, São Bento do Ameixial, São Bento do Cortiço, São Domingos de Ana Loura, São Lourenço de Mamporcão, Veiros








Portugal antique illustration, pictures, images, photos
Estremoz, História e imagens antigas

Sem comentários:

Enviar um comentário