quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

História: Viana do Castelo em 1755

História




Comarca de Vianna 

EM 41 gr. e 44 min. de lat. e 9. e 52 min de long. na foz do rio Lima está situada a vila de Viana do Castelo, 62 léguas distante de Lisboa. Foi fundada pelos os Galos Celtas duzentos e noventa e seis anos antes da vinda de Cristo em um monte pouco distante do lugar que hoje ocupa. He cercada de fortes muros ao moderno com cinco portas, e na entrada da barra se defende com uma famosa torre bem guarnecida de artilharia.

Deu-lhe foral EIRey D. Afonso III reedificando-a, ou mandando-a povoar de novo no delicioso sitio em que está assentada com a comodidade do seu porto capaz de um grande comércio, o qual já tiveram seus moradores tão consideravel que contavam mais de cem navios. de que eram proprietarios.


Goza de voto em Cortes com assento no banco terceiro, e em diversos tempos foi cabeça de Condado na família dos Menezes, cujo titulo se extinguiu com as linhas daquella illustre casa, a quem fora concedido.

Hoje é uma das praças mais consideraveis do Reino na fronteira de Galiza, reside nela o Governo das armas da Província com toda a sua Corte militar, pelo que sempre está bem defendida.

Tem duas Freguesias a de N. Senhora da Assunção, que é Colegiada, erigida por Xisto IV pelos anos de 1486, que consta de seis Prebendas de competente rendimento, e a de N. Senhora de Monserrate, que fica no arrbalde, e o 1)Convento de S. Ana de Religiosas de S. Bento fundado em 1512. O 2)Mosteiro de Monges do mesmo instituto em 1550. O de 3)S. Teotónio de Cónegos Regrantes de S. Agostinho em 1631. O de 4)S. Domingos fundação do Venerável Arcebispo D. Fr. Bartolomeu dos Mártires em 1563. O de 5)Carmelitas descalços, e um de 6)Capuchos de S. António, o Recolhimento de Santiago, o Hospital, e dezoito sumptuosas Ermidas.

Toda a Comarca consta de sete Vilas, doze Concelhos, treze Coutos, duzentas e setenta e seis Paroquias cem quarenta mil fogos e cento e quarenta mil almas, e dos Conventos seguintes.

S. Francisco do Monte de Capuchos de S. António de Ponte de Lima, 1398.

S. Francisco de Val de Pereiras de Religiosas Franciscanas no termo de Ponte do Lima, 1515.

S. Maria de Refoyos de Conegos Regrantes termo de Ponte de Lima, 1124.

O Convento de Freiras de S. Francisco de Monção, 1550.

S. Payo dos Milagres de Franciscanos de Vila nova de Cerveira.

O de Capuchos de S. António dos Arcos de Valdevez, 1678.

S Maria de Miranda de Religiosos de S. Bento, 1590.

S. Martinho de Castro de Cónegos Regrantes termo de Ponte da Barca, 1136.

N. Senhora da Conceição de Vila nova de Muia de Cónegos Regrantes de S. Agostinho, 1103.

S André de Rendufe de Religiosos de S. Bento, 1100.

N.S. da Anunciação do Bouro de Religiosos de S. Bernardo, 1107.







Sem comentários:

Enviar um comentário