quarta-feira, 29 de junho de 2011

História: Portimão, Algarve, em 1850 (imagem)

Portugal (Portimão) Antigo


História

Algarve

Portimão em 1850

Imagem 1850


Vila Nova de Portimão, uma das mais importantes, populosas e risonhas do nosso Algarve, está situada a duas léguas da cidade de Lagos, e uma de Alvor, na margem esquerda de um rio que depois de ter regado a famosa Silves, vem formar em frente desta vila um grande e seguro porto, que pode conter até duzentas embarcações de alto bordo.

A entrada deste porto era defendida, e ainda o é hoje, por duas fortalezas: a de Santa Catarina, ao poente, e a de S. João ao nascente.

A fundação desta vila atribui-se a uns indivíduos obscuros, que lhe deram princípio no ano de 1463, reinando el rei D Afonso V. O apelido do principal deles era Portimão, com que hoje se distingue esta povoação, de muitas outras do mesmo nome.

O primeiro senhor que Vila Nova de Portimão houve foi Gonçalo Vaz de Castello Branco, por mercê del rei D. Afonso V, a quem serviu de escrivão da Puridade.

Seu filho, D. Martinho de Castello Branco, foi feito por el rei D. Manuel primeiro conde de Vila Nova. Correndo o tempo entrou o senhorio dela na casa de Lancastro, pelo casamento de D. Magdalena de Vilhena com D. Pedro de Lancastro, segundo conde de Figueiró.

Está Vila Nova de Portimão assente em terreno plano, com ruas bem lançadas e direitas, terminando em dois arrabaldes, um para o lado do mar, outro para o lado da terra.

No tempo em que D. Luiz Caetano de Lima escreveu a sua Geographia, compunha-se a povoação de 487 fogos e 1721 almas de comunhão.


Há em Vila Nova de Portimão uma única paroquia dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Tem Casa de Misericórdia e um sofrível hospital anexo. Houve naquela vila um Convento de capuchos da Piedade, fundado em 1541, e no arrabalde para a parte da terra, um colegio de jesuítas, que fora fundado em 1660.

No antigo regímen era Vila Nova de Portimão residência de um juiz de fóra; hoje forma o concelho do mesmo nome, e contém 1700 a 1800 fogos com 8 000 a 10000 habitantes.

O seu comercio é considerável e porventura debaixo deste ponto de vista, é Vila Nova de Portimão uma das mais importantes povoações do Algarve.


Sem comentários:

Enviar um comentário