Plantação de Açúcar na Jamaica, imagem de 1867
A Jamaica é uma das ilhas inglesas das grandes Antilhas ao sul de Cuba, e ao oesle de Haiti.
Tem por capital Kingston; com quanto a sede do governo seja Spanish Town, ou Santiago de la Vega, no condado de Middlesex.
Foi descoberta em 1494 por Christovão Colombo; pertenceu aos espanhois até ao ano de 1655, em que foi tomada pelos Ingleses, que ainda hoje a conservam; e é a sua mais importante possessão na América.
Politicamente é dividida a ilha em três condados: Surrey, Middlesex e Cornwall.
A superfície da Jamaica é muito desigual; a parte plana ocupa menos do que o vigésimo da sua área, se bem que só a região oriental se possa chamar de todo o ponto montanhosa. Esta ultima região é quase inteiramente ocupada pelas Montanhas Azuis (Blue Mountains), o principal espinhaço das quais passa pelo meio dela, correndo aproximamente de este para oeste.
A Jamaica é de tempos a tempos visitada por terríveis furacões.
Os principais objectos de exportação desta ilha consistem em açucar, aguardente de cana e melaço. São numerosas as plantações ou roças de açucar e muito extensas, com especialidade nas terras mais planas e mais quentes.
Tem a Jamaica a preciosa vantagem de ser regada por numerosas ribeiras, riachos e nascentes, que fornecem água para a irrigação das plantações, para os moinhos e para tornar belos os campos.
É hoje muito conhecida a cultura da cana de açucar; e por isso, julgando dispensáveis quaisquer noticias sobre esta especialidade, limitar- nos-emos a dizer que na Jamaica, e em geral na America, uma roça ou plantação tem a aparencia e proporções de uma pequena povoação, como vemos na nossa estampa. Nem poderia deixar de ser assim, por quanto o exercício de uma tal industria agrícola demanda muitas casas, oficinas, etc, indispensáveis para os multimodos misteres da mesma industria.
Sem comentários:
Enviar um comentário