História de Bragança e brasão antigo (imagem de 1860)
A CIDADE DE BRAGANÇA
Está assentada a cidade de Bragança em campo plano, quase no extremo da província de Trás os Montes, de que é capital.
A sua origem é tão antiga, que alguns antiquários a envolvem em fábulas, atribuindo a um suposto rei Brigo IV, que dizem a fundara mil novecentos e seis anos antes do nascimento de Cristo, e que do seu nome se chamara Brigantia e depois Bragança.
O que parece mais averiguado é que já existia no tempo do domínio romano, e que o imperador Augusto César lhe pôs o nome de Juliobriga, cidade de Júlio, em memoria de Júlio César; pois é quase fora de duvida que na linguagem dos antigos lusitanos briga significava cidade ou povoação.
Nas diversas invasões que assolaram e sujeitaram este nosso país, correu Bragança a sorte das mais terras da Lusitânia, ora destruída ora reedificada, hoje senhoreada por uns, logo por outros. Sob a dominação dos godos e dos reis de Leão, foi governada por condes, pessoas das principais famílias da península.
Levantada das suas ruínas no reinado de D. Afonso Henriques, foi novamente povoada em 1187 por ordem de D. Sancho I, que lhe deu grandes foros e privilégios.
O senhorio de Bragança, depois de ter pertencido a diversas pessoas, foi dado a titulo de ducado, pelo infante D. Pedro, sendo regente em nome de seu sobrinho el rei D. Afonso V, a D. Afonso, seu irmão natural, filho reconhecido del rei D. João I, que foi o primeiro duque de Bragança.
Esta cidade é sede de um bispo e de um governador civil. Divide-se em duas partes, uma chamada «a vila», e outra que se nomeia a cidade. A primeira é mais antiga, e nela se acha o castelo, monumento de muita antiguidade, bem conservado e digno de ver- se.
Os habitantes, que andam por quatro mil, repartem-se por duas paroquias, uma das quais é catedral. Há na cidade três praças e um grande terreiro. Uma das praças está dentro dos muros do castelo, e nela se erguem a casa da câmara e o Pelourinho.
Teve dois conventos de frades, o dos jesuítas, fundado em 1561, e o de S. Francisco, de franciscanos, cuja fundação se atribui ao próprio S. Francisco de Assis, que diz a tradição, viera àquela cidade, e que nos arquivos da câmara se guarda uma escritura com a sua assinatura. De freiras também teve dois, o de Nossa Senhora da Assunção, de religiosas da regra de Santa Clara, edificado no fim do século XVI pela duquesa de Bragança, D. Catarina; e o de S. Escolástica, de freiras bentas. Um destes foi extinto em 1853 pela morte da ultima freira.
Tem casa e hospital da Misericórdia e varias ermidas dentro e fora da cidade.
O pequeno rio Fervença banha os muros da cidade. Bragança foi celebrada outrora pelos magníficos veludos, damascos e outras fazendas de seda, que aí se fabricavam. Esta industria porém decaiu. O termo produz muito milho e legumes, vinho verde, e cria- se nele algum gado.
Bragança gozava da regalia de enviar procuradores ás antigas cortes os quais se assentavam no quarto banco. Tem por brasão de armas um escudo coroado e nele um castelo de prata em campo azul e sobre um prado verde.
Por Ignacio de Vilhena Barbosa
***
Pelo Censos 2011 Bragança tem 35 319 habitantes
Bragança capital do Distrito de Bragança
As freguesias do concelho Bragança
Alfaião, Aveleda, Babe, Baçal, Calvelhe, Carragosa, Carrazedo, Castrelos, Castro de Avelãs, Coelhoso, Deilão, Donai, Espinhosela, Faílde, França, Gimonde, Gondesende, Gostei, Grijó de Parada, Izeda, Macedo do Mato, Meixedo, Milhão, Mós, Nogueira, Outeiro, Parada de Infanções, Paradinha Nova, Parâmio, Pinela, Pombares, Quintanilha, Quintela de Lampaças, Rabal, Rebordainhos, Rebordãos, Rio de Onor, Rio Frio, Salsas, Samil, Santa Comba de Rossas, Santa Maria, São Julião de Palácios, São Pedro de Sarracenos, Sé, Sendas, Serapicos, Sortes, Zoio
Eleições Autárquicas - 11/10/2009
Votação por Partido em BRAGANÇA
PSD: 10345/ 48,1% - 4 mandatos
PS: 5916/27,5% - 2 mandatos
msp: 3465/ 16,1% - 1 mandato
Candidatos Eleitos pelo Circulo: Bragança
PPD/PSD - António Jorge Nunes
PS - Jorge Manuel Nogueiro Gomes
PPD/PSD - Rui Afonso Cepeda Caseiro
msp - Humberto Francisco da Rocha
PPD/PSD - Maria de Fátima Gomes Fernandes
PS - José Leonel Branco Afonso
PPD/PSD - Hernâni Dinis Venâncio Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário