domingo, 18 de setembro de 2011

História de Cabeço de Vide (Fronteira) e antigo brasão (Imagem de 1860)



História de Cabeço de Vide (Fronteira) e antigo brasão (Imagem de 1860)

A VILA DE CABEÇA DE VIDE

Está situada na província do Alentejo, em lugar alto, quatro léguas ao sudoeste de Portalegre e cinco a este de Avis.

Se se der credito a uma tradição, á falta de noticias positivas, esta povoação teve o seu primeiro assento no vale próximo, no sitio agora chamado Pombal; mas tendo ali havido uma grande e mortífera batalha com os moiros, resultaram tantas doenças por causa da corrupção dos corpos insepultos ou mal enterrados, que os habitantes viram-se obrigados a deixar o vale e fugir para o cabeço vizinho, onde se deram tão bem com os ares, recobrando logo os doentes a sua saúde, que para aí mudaram a povoação e lhe puseram por nome «Cabeço de Vida», de que lhe provém o actual com pequena diferença.

Outros porém querem que fosse uma grande vide, que já ali havia ao tempo da fundação da vila, e que fazia conhecido aquele alto por Cabeço da Vide, o que deu o nome á povoação. Autoriza-se esta segunda tradição com o brasão de armas da vila, que é um escudo com um castelo entre duas vides ou todo cercado pelas vajas de uma única cepa.

Deu lhe foral el rei D. Manuel em 1312.

Tem uma só paroquia, consagrada a Nossa Senhora da Anunciação; igreja e hospital da Misericórdia; outro hospital anexo á igreja do Espírito Santo e administrado por uma irmandade deste mesmo titulo; e cinco ermidas, Nossa Senhora dos Anjos e S. Braz, dentro da vila; e S. Sebastião, Santa Ana, Calvário e Santo Cristo, nos subúrbios. A estas duas ultimas concorrem muitas romarias.

Esta vila foi antigamente murada, mas na guerra da restauração do 1640 foram totalmente arruinados os seus muros. O oiteiro sobre que está edificada, tem grande declive para todos os quatro lados. Goza-se daí uma vista dilatadissima e encantadora, descobrindo- se a cidade de Portalegre, as vilas de Alter, Pedroso, Seda, Avis, Sousel, Arraiolos, Evora-monte, Estremoz, Veiros e Fronteira, e muitas cordilheiras de serras. A sua população pouco excede a mil almas. Pelo Espírito Santo tem uma feira de três dias.

Dentro e fora da vila há varias fontes, sendo uma delas, chamada Borbolegão, de aguas minerais. Os arrabaldes são regados pelas ribeiras Vidigão e Vide, que fazem moer vários moinhos e lagares de azeite. Produz o termo bastante trigo, cevada e centeio, pouco milho e feijões, muito azeite, vinho e frutas. É abundante de caça.

Tinha esta vila voto nas antigas cortes e os seus procuradores assentavam- se no banco décimo terceiro.

Por Ignacio de Vilhena Barbosa


***
Cabeço de Vide é uma freguesia do concelho de Fronteira



As freguesias de Fronteira são:
Cabeço de Vide, Fronteira, São Saturnino




Eleições Autárquicas - 11/10/2009


Votação por Partido em FRONTEIRA


PSD: 53,4% - 3 mandatos
PS: 35,6% - 2 mandatos


Candidatos Eleitos pelo Circulo: Fronteira


PPD/PSD - Pedro Namorado Lancha
PS - Fernando Alves Marques Mano
PPD/PSD - Rogério David Sadio da Silva
PS - Paulo Jorge Lino Coelho
PPD/PSD - António Velez Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário