terça-feira, 27 de setembro de 2011

Filhos do rei Afonso III de Portugal, bastardos reais incluídos

Filhos do rei Afonso III, bastardos reais incluídos


Afonso III, cognominado «O Bolonhês» nasceu em Coimbra a 5 de Maio de 1210 e em Coimbra se finou em 1279. Não era para ser rei, mas o pobre Sancho II meteu-se em tais sarilhos que acabou destronado e quem lhe sucedeu foi este Afonso III, em 1248.

Afonso III foi primeiro casado com Matilde II, da Bolonha, condessa de Bolonha. Mortain, Aumale e Dammartin, e rainha de Portugal de 1248 a 1253. Mas como Matilde não havia maneira de dar um sucessor ao trono, Afonso III casou com Beatriz de Castela, sem que o seu casamento com Matilde estivesse anulado, o que muito irritou muito o papado - para não variar. Abreviando, D. Afonso II e D. Beatriz só foram legitimamente casados depois da morte da condessa de Bolonha.


A 28 de Fevereiro de 1259, nascia em Guimarães a Infanta Dona Branca, que seria Senhora de Montemor-o-Velho, de Campo Maior e mais terras. Foi abadessa do Mosteiro de Lorvão, onde era tão boa administradora que lhe deram em Burgos o governo do Mosteiro das Huelgas, de cujo domínio e obediência dependiam doze Mosteiros. Não se sabe quando morreu.

O Infante D. Fernando, em contra partida, não se sabe quando nasceu, mas sabe-se que morreu ainda criança em Lisboa no ano de 1261 e que jaz em Alcobaça. Perdeu-se assim um primeiro rei Fernando em Portugal, mas, em compensação, ganhou-se um Dinis, sim senhora, o rei D. Dinis, filho de D. Afonso III e D. Beatriz de Castela.

Mais ainda, a 8 de Fevereiro de 1263 D. Beatriz dava à luz o Infante D. Afonso que foi Senhor de Portalegre, de Castelo de Vide, Marvão, Arronches, etc. Mas zangou-se com o irmão, el rei D. Dinis e foi para a Corte de Castela, onde casou com a Infanta D. Violante Manuel, filha do Infante D. Manuel, Senhor de Escalona e filho do Santo Rei Fernando III de Castela. Acabou, este irmão de D. Dinis por morrer em Lisboa a 2 de Novembro de 1312 e jaz em S. Domingos de Lisboa, colocado num túmulo na parte de cima da porta, que ia do cruzeiro para a Sacristia.

De Afonso III e D. Beatriz ainda temos a infanta D. Sancha, nascida a 2 de Fevereiro de 1264. Perfilhou-a sua tia D. Constança Sanches, que lhe deixou muitas terras. Mas quando tinha cinco anos, foi com a Rainha, sua mãe, a Castela e, estando em Sevilha, morreu em 1302. Imaginem a trabalheira de transportar os seus restos mortais para Alcobaça, onde jaz.

Ainda não acabou: D. Afonso III ainda fez a D. Beatriz a infanta D. Maria, nascida a 21 de Novembro de 1265. Esta viveu Religiosa no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e aqui morreu de santidade a 6 de Junho de 1304 e onde jaz.

D. Vicente foi o ultimo filho de D. Afonso III e D. Beatriz. Contava a rainha 26 anos, quando a 22 de Janeiro de 1268 nascia o infante D. Vicente do qual se sabe que morreu em Lisboa e está sepultado em Alcobaça.

Além destes filhos, D. Afonso III foi pai de outros extra-matrimónio.

BASTARDOS DE  D. AFONSO III

D. Afonso Dinis, que nasceu de Maria Peres da Enxara e casou com D. Maria Ribeira, de onde procedem os Sousa da Casa de Arronches.

D. Matim Afonso Chichorro... Diz Frei António Brandão que a mãe deste bastardo era filha de um alcaide ou governador de Faro, mulher muito bonita de quem o nosso Rei D. Afonso III não reisitiu a emprenhar. D. Martim, casando na Casa dos Sousas, foi progenitor dos Sousas da família dos Marqueses das Minas. Mas nada disto é muito certo.

D. Fernando Afonso, bastardo de Afonso III, Cavaleiro Templário e filho de D. Chamoa Gomes, filha do conde D. Gomes Nunes, foi morto pelos Freires de Veles em Évora e jaz sepultado na Igreja de S. Brás em Lisboa.

Ainda outro bastardo de Afonso III, D. Gil Afonso, foi Cavaleiro Templário e Bailio (Comendador) da Igreja de S. Brás de Lisboa, de onde não escapou e está sepultado.

E... D. Rodrigo Afonso, que pode ser o nome de dois bastardos de D. Afonso III que, no entanto não se ficou por aqui e fez mais duas Leonores e duas Urracas - nome este, Urraca, que merece voltar a estar na moda.


Assim a bastarda Leonor Afonso numero um, foi casada duas vezes: a primeira com D. Estêvão Annes, filho de D. João Garcia de Sousa, mais conhecido pelo «Pinto». Quando D. Estêvão morreu, esta Leonor Afonso casou com D. Gonçalo Garcia de Sousa, Alferes-Mor do rei D. Afonso, que o fez Conde. O curioso é que esta Leonor Afonso não se lhe conhecem filhos.

A outra Leonor Afonso, bastarda de D. Afonso III, foi religiosa no Mosteiro de Santa Clara em Santarém, e não é de crer que, com a sua fama de virtude tenha tido filhos.

Vamos às Urracas Afonsinas.

A primeira D. Urraca Afonso, bastarda de D. Afonso III, casou com D. Pedro de Annes que governava a Província de Trás-os-Montes.

A outra bastarda também Urraca Afonso, viveu e morreu no Mosteiro do Lorvão a 4 de Novembro de 1281. Jaz no mesmo Convento em sepultura recentemente (século 18) descoberta.

Há notícia de mais dois filhos bastardos de D. Afonso III, mas como não oferecem garantias, deixemos as coisas por aqui dizendo apenas que os genes saltam uma geração e que D. Afonso III teve a quem sair em matéria de bastardos.

Sem comentários:

Enviar um comentário