terça-feira, 27 de setembro de 2011

Filhos do rei D. Afonso II de Portugal, bastardos reais incluídos

Filhos do rei D. Afonso II, bastardos reais incluídos

D. Afonso II, cognominado «O Gordo», nasceu em Coimbra a 23 de Abril de 1186 e morreu em Santarém a 25 de Março de 1223.

Filho de D. Sancho I (um dos 19 filhos deste rei) e de D. Dulce de Berenguer (um dos 11 filhos do casal Sancho e Dulce), sucedeu a seu pai em 1211. Foi casado com D. Urraca, infanta de Castela.

Afonso II foi pai dos dois Reis que lhe sucederam: D. Sancho II e D. Afonso III, este que ficou com o trono do irmão.

Também foi pai da Infanta Dona Leonor, nascida em 1211 e que casou em 1229 com o rei Valdemar III da Dinamarca. Morreu de parto em Maio de 1231 e está sepultada em Ringstad.

Por fim, o Real Casal, Afonso II e Urraca Afonso de Castela (para a distingir da legião de Urracas que por aquele então havia), teve o infante D. Fernando, o chamado Infante de Serpa, porque foi senhor desta vila. Passou depois a Castela e lá lutou valorosamente contra os moiros, de tal modo que o rei D. Fernando, o Santo, o casou em 1241 com a Senhora de Balvas, D. Sancha Fernandes de Lara, filha do Conde de Lara. Não se sabe quando morreu nem onde está enterrado.


D. Afonso II, apesar da sua saúde delicada, conseguiu fazer um bastardo: D. João Afonso, do qual não resta mais memória que a que se infere da inscrição de uma sepultura existente no Mosteiro de Alcobaça, à porta do Capítulo, da parte de fora do lado esquerdo, onde consta que morreu em 1234.

Comparado com seu pai, Sancho I, D. Afonso II povoou muito pouco o Reino - pelo menos de bastardos.

Sem comentários:

Enviar um comentário